Apple ainda permite downgrade do iOS 8 para versão 7.1.2; veja passo a passo

Por Redação

O iOS 8 chegou com todas as suas novidades, mas como normalmente acontece, nem sempre funciona de maneira perfeita para todos. Desde o final da semana passada, usuários de aparelhos mais antigos como o iPhone 4S e o iPad 2 vinham reclamando de quedas na performance dos dispositivos, menor vida útil da bateria e outros problemas relacionados ao uso da nova plataforma.

Enquanto a Apple não toma providências por meio de atualizações de software, um método alternativo pode ser realizado por aqueles que quiserem retornar à versão anterior da plataforma. E o melhor de tudo é que, pelo menos por enquanto, a própria empresa ainda dá suporte para esse processo, algo que, inclusive, é novidade, já que a companhia costuma deixar de validar os dispositivos com sistemas operacionais antigos sempre que libera um novo.

Mas antes de ir em frente com o procedimento, um detalhe deve ser levado em conta: backups realizados já com o iPad ou iPhone no iOS 8 não poderão ser aplicados de volta na versão anterior. Ou seja, caso você não possua um ponto de restauração de seus dados feito anteriormente, será como se você tivesse um celular ou tablet novo em mãos, tendo de baixar novamente os aplicativos, dados e outras informações.

O passo a passo é baseado nas informações publicadas pelo Blog do iPhone. Confira:

- Conecte o dispositivo que irá receber o downgrade pelo cabo em seu computador. Se quiser garantir que tudo poderá ser restaurado como está caso o processo não funcione, realize um backup dos conteúdos relacionados ao iOS 8 em seu aparelho, mas antes, remova eventuais cópias realizadas com versões anteriores da plataforma.

Downgrade iOS 8

Os backups salvos no sistema podem ser encontrados em uma pasta chamada MobileSync em qualquer sistema operacional. Basta localizá-la e salvar seu conteúdo, antes que ela seja substituída pela versão mais atual.

- Baixe manualmente o iOS 7.1.2 para o seu computador, de acordo com o modelo de seu gadget, que pode ser conferido na parte traseira do aparelho.

Downgrade iOS 8

Utilize o site IPSW Downloader para realizar a ação de maneira mais fácil. Basta selecionar o aparelho (Device) e o Modelo (Model) e, por último, escolher a opção de Firmware para ter acesso ao link direto de download.

Downgrade iOS 8

- Com o aparelho conectado, as informações correspondentes serão exibidas na tela do iTunes. Clique na opção “Restaurar”, mas mantenha pressionada a tecla Shift, no Windows, ou Option, no Mac OS X. Você verá uma opção para selecionar o arquivo baixado.

Downgrade iOS 8

- Após fazer isso, o processo de restauração será iniciado, assim como qualquer outra atualização de sistema operacional. Ao final dele, seu celular ou tablet estará como novo e, se você possuía um backup anterior à instalação do iOS 8, poderá fazer a restauração por meio do próprio iTunes.

Não se sabe ao certo por que a Apple ainda está permitindo o downgrade desta maneira, nem por quanto tempo essa opção estará disponível. Por isso, se você está pensando em voltar ao passado, é melhor fazer isso o mais rápido possível, antes que o processo por meios oficiais seja desabilitado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.