Publicidade

App Store agora permite aumento de valor de assinatura sem avisar o usuário

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash
Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash
Tudo sobre Apple

A Apple decidiu modificar o sistema de pagamentos da App Store para permitir que desenvolvedores possam alterar o preço das assinaturas sem a anuência do usuário. O reajuste será automaticamente feito e cobrado na próxima fatura, sem você precisar realizar nenhuma ação adicional.

Hoje, quando há reajuste no preço de um serviço renovado automaticamente, o assinante precisa concordar antes da aplicação do valor maior. Esse sistema antigo faz com que a assinatura não seja renovada no próximo período de cobrança para assinantes deixaram de concordar com o preço novo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Apple, isso causava problemas para muita gente porque os serviços acabavam interrompidos involuntariamente. Para restaurar, era preciso ir até Configurações no iPhone ou iPad e procurar pela respectiva assinatura da App Store.

Regras para as assinaturas automáticas

Para não surpreender nem enganar ninguém, a Maçã estabeleceu um conjunto obrigatório de condições específicas, o que inclui o aviso prévio ao usuário. Esses são os requisitos para os dispositivos da Apple:

  1. O aumento não poderá ocorrer mais de uma vez por ano;
  2. Não pode exceder o valor de US$ 5 (não está claro qual valor será aplicado ao Brasil ainda) e 50% do preço atual da assinatura MENSAL;
  3. Não pode exceder US$ 50 e 50% do preço atual para assinatura ANUAL;
  4. O reajuste não pode conflitar com a legislação local.

A Apple diz que a notificação do usuário deve ocorrer com antecedência e de três maneiras: por e-mail, notificação por push e mensagem no próprio aplicativo. Esse aviso deve informar a forma para visualizar, gerenciar e cancelar assinatura, caso não concorde com a quantia maior.

Qualquer aumento de preço acima dos limites estabelecidos deverão seguir o modelo atual de pedir ao assinante que opte pela renovação antes do valor aplicado. Quem não o fizer terá o serviço interrompido até que faça a adesão manual novamente.

Fonte: Apple  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*