Saiba como bloquear ligações de telemarketing no seu fixo e celular

Embora muitas pessoas não saibam sequer como isso acontece, de alguma maneira seu número acaba indo parar nos registros de possíveis clientes de uma empresa. O resultado, claro, são diversas ligações ao longo do dia ou até mesmo quando menos esperamos, com propagandas e propostas incessantes para a aquisição de produtos. De fato, algumas delas podem vir a ser muito úteis, mas a maioria infelizmente acaba atrapalhando a rotina.

Se você, assim como muita gente, não aguenta mais receber ligações de telemarketing, saiba que há um jeito bem simples de bloqueá-las e voltar a ter um dia-a-dia mais tranquilo.

Como parar de receber ligações de telemarketing

O Procon e outros departamentos de órgãos públicos responsáveis pela defesa do consumidor permitem inserir seu número em uma lista, a fim de que ele não volte a receber ligações de telemarketing. O jeito de bloquear essas ligações varia de acordo com o estado no qual o número está localizado, mas, no geral, basta acessar o site que possibilita esse bloqueio.

No exemplo a seguir, confira como bloquear seu número no Procon:

Acesse a página indicada como “bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing”. Em seguida, clique em “bloquear ou desbloquear número”:

Captura de tela: Ariane Velasco

Em seguida, clique em “quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio”:

Captura de tela: Ariane Velasco

Insira seus dados e conclua o cadastro:

Captura de tela: Ariane Velasco

Depois, clique em “declaro que…”, que aparecerá na parte inferior da tela. Então, verifique seus dados e clique em “os dados informados estão corretos”:

Captura de tela: Ariane Velasco

Depois do procedimento, um e-mail será enviado para você. Então, será possível fazer login no sistema e gerenciar as linhas de telefone cadastradas.

Bloquear ligações de telemarketing em outras localidades

Caso você more em outro estado, não se preocupe: há outros sites que podem ajudar a bloquear as ligações de telemarketing em sua localidade. Alguns deles são:

O procedimento é semelhante ao mostrado no tutorial. Vale lembrar que as cidades também possuem, cada uma, um órgão próprio. Para saber qual é o da sua localidade, basta pesquisar no Google por "procon (sua cidade)" ou "como bloquear ligações de telemarketing (sua cidade ou estado)".

O órgão da localidade não possui essa opção. E agora?

Bem, nesse caso, caso você queira bloquear as ligações em seu smartphone, basta bloquear o número no diretório de ligações. A maioria dos celulares já conta com essa opção.

Caso o seu smartphone seja Android, basta ir no ícone do telefone e pressionar o número por alguns segundos:

Captura de tela: Ariane Velasco

Em seguida, selecione a opção "adicionar à lista de rejeição":

Captura de tela: Ariane Velasco

Já, no iPhone, basta ir até o diretório de chamadas (no ícone do telefone) e, nas chamadas recentes, pressionar o ícone "i" ao lado do número que te ligou.

Captura de tela: Ariane Velasco

Depois disso, selecione a opção "bloquear este chamador". O número não voltará a te ligar:

Captura de tela: Ariane Velasco
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.