Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Revelados 118 novos emojis que chegam até 2024 a celulares e PCs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Setembro de 2023 às 17h42

Link copiado!

Reprodução/Emojipedia
Reprodução/Emojipedia

Responsável por estabelecer os padrões de caracteres para teclados de diversos dispositivos, o consórcio Unicode revelou as novidades das atualizações Emoji 15.1 e Unicode 15.1 na última terça-feira (12). Ao todo, 118 novos emojis serão lançados aos sistemas entre 2023 e 2024.

Todas as sugestões de novos emojis enviadas pela Emojipedia em julho deste ano foram aceitas pelo consórcio. São seis novos conceitos: imagens de fênix, cogumelo marrom, limão, corrente quebrando, cabeça balançando para cima e cabeça balançando para baixo.

Continua após a publicidade

O pacote ainda conta com quatro silhuetas diferentes para famílias sem menção de gênero e variações de imagens já existentes. Muitos modelos que só apontavam ao lado esquerdo agora recebem uma alternativa que aponta ao lado direito — ao considerar todas as opções e variações de tons de pele, a soma chega a 118 novas figuras em teclados de computadores e celulares.

A seleção de 2023 dispensa a criação de novos caracteres e usa apenas o sistema Zero Width Joiner (ZWJ) para criar os emojis. Ou seja: cada nova imagem é resultado da junção de outras duas figuras preexistentes.

O caso da fênix, por exemplo, é a combinação entre o emoji de pássaro (🐦) e o emoji de fogo (🔥), e a corrente quebrada reúne os caracteres de corrente (🔗) e colisão (💥).

Padrão também trouxe novos caracteres

Continua após a publicidade

A atualização da Unicode também traz novos caracteres de texto. Ao todo, são 627 novos itens, que deixam o total em 149.813 caracteres.

A maioria das novidades envolve o ideograma CJK, usado em idiomas de alguns dos países da Ásia: o consórcio adicionou novas opções que atendem ao padrão GB 18030 do governo chinês, aplicado ao desenvolvimento de softwares.

Quando os novos emojis chegam?

É necessário esperar até o lançamento dos novos emojis nos teclados. Após o lançamento do novo pacote pela Unicode, as respectivas fabricantes precisam desenvolver seus próprios desenhos das figuras — é por isso que o estilo pode variar entre diferentes dispositivos.

Continua após a publicidade

De acordo com a Emojipedia, algumas empresas podem atualizar o teclado com as novidades durante o restante de 2023, mas a maioria das atualizações deve aparecer somente no primeiro semestre de 2024.

Fonte: Emojipedia