Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Red Hat retira apoio financeiro da FSF após retorno de Richard Stallman

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Março de 2021 às 12h16

Link copiado!

Reprodução/Anders Brenna
Reprodução/Anders Brenna

A Red Hat é uma das maiores parceiras da Free Software Foundation (FSF), sendo responsável por polpudas doações todos os anos, além de ser um importante player no mercado do software livre. Entretanto, com o retorno de Richard Stallman para o conselho de administração da FSF, a empresa decidiu retirar formalmente seu apoio financeiro e institucional. 

A decisão da Red Hat foi tomada logo após Stallman dizer que não pretendia renunciar a um posto no conselho de administração da entidade. Além disso, na semana passada, uma série de empresas, parceiros e ativistas da comunidade de software livre enviaram à FSF uma carta assinada solicitando o dissolvimento de todo o conselho e, claro, a expulsão de Stallman. 

“Considerando as circunstâncias da renúncia original de Richard Stallman em 2019, a Red Hat ficou chocada ao saber que ele havia retornado ao conselho de diretores da FSF. Como resultado, suspendemos imediatamente todo o financiamento da Red Hat para a FSF e quaisquer eventos patrocinados pela FSF", disse a Red Hat em comunicado.

Continua após a publicidade

A renúncia original da qual a Red Hat faz alusão é a primeira vez em que Richard Stallman se afastou da entidade que havia fundado. Em 2019, o então presidente da FSF havia feito comentários maldosos sobre uma vítima de abuso no caso de Jeffrey Epstein, que fora condenado naquela ocasião. Além disso, Stallman possui um histórico de declarações homofóbicas, transfóbicas e pedófilas. 

O primeiro a sair

Com a perda do apoio da Red Hat e os desdobramentos do retorno de Richard Stallman, o atual diretor-executivo da FSF, John Sullivan, renunciou ao cargo na entidade. Tanto o conselho quanto Stallman parecem irredutíveis quanto a mudanças, mas isso deve gerar a debandada de mais apoiadores. 

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar