Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reclamações sobre qualidade da internet brasileira aumentaram 19,9% em um ano

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Maio de 2021 às 23h30

Link copiado!

pixabay
pixabay

Parte da vida de todos que assinam planos de internet em algum momento, quedas de conexão e oscilações de sinal se tornaram mais comuns com a pandemia — que forçou muitos profissionais a se adaptar a uma realidade de trabalho remoto. Isso também implicou em um aumento considerável nas reclamações junto às operadoras, conforme relata uma pesquisa do Instituto Reclame AQUI.

Dados obtidos a partir do site mostram que houve um aumento de 19,9% na quantidade de queixas entre 2019 e 2020 na comparação ano a ano. Segundo o portal, as principais reclamações estão relacionadas à qualidade da conexão oferecida, seguidas por cobranças indevidas e problemas encontrados durante o cancelamento do serviço.

O Instituto Reclame AQUI também afirma que o período que vai de janeiro a abril de 2021 já registra 26% das reclamações totais de todo o ano de 2020. O mês com mais queixas registradas foi março, quando 11.186 queixas foram publicadas — destas, 2,9 mil estavam relacionadas à qualidade das conexões.

Continua após a publicidade
AnoReclamações totaisReclamações sobre qualidade de conexão
201912763633978
202014346840741
20214055010668

Site revela operadoras mais problemáticas

Em seu site, o Instituto revela números exatos de reclamações, mas traz uma lista com as empresas com mais reclamações. Atualmente, a VIVO lidera as queixas dos consumidores, seguida por nomes como Claro, NET Serviços, Oi, Algar Telecom e TIM Celular — a plataforma permite que os usuários insiram os nomes das empresas, o que contribuiu para que muitas companhias apareçam representadas por suas várias operadoras locais.

Além de servir como um espaço de queixas dos consumidores, que propõem a intermediação com empresas para resolver problemas, o Reclame AQUI também serve como uma ferramenta de buscas. Usando indicadores como quantidade de problemas solucionados e velocidade de resposta, é possível usar a plataforma como uma forma de encontrar serviços e evitar ser vítima de golpes online.