Publicidade

Quem é o YouTuber por trás do documentário que irritou a corregedoria da PM-SP

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Gen Kimura/YouTube
Gen Kimura/YouTube
Tudo sobre YouTube

Um documentário realizado pelo youtuber norte-americano Gen Kimura em que acompanha um dia de operações da polícia brasileira nas ruas de São Paulo irritou a corregedoria da PM-SP e levou ao afastamento de agentes que aparecem no vídeo. O material foi gravado em abril e publicado no início de junho pelo influenciador.

Quem é o YouTuber Gen Kimura?

Gen Kimura é um YouTuber de 27 anos, nascido em Portland, nos Estados Unidos, e com formação em Finanças e Espanhol pela Southern Cross University (SCU), localizada na Austrália. Em 2020, Kimura começou a produzir e publicar vídeos em seu canal com foco em assuntos polêmicos e questões sensíveis da sociedade.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em quatro anos, o canal “GEN” acumula 385 mil inscritos e 348 vídeos publicados, que somam mais de 96 milhões de visualizações. O espaço tem como proposta “mudar a maneira como a sociedade aborda questões” e apresenta temas como descriminalização de drogas, racismo e participação de pessoas trans no esporte.

Além do canal no YouTube, Gen Kimura mantém um perfil no Instagram, com 37 mil seguidores, e no TikTok, onde compartilha recortes de seus vídeos para mais de 73 mil seguidores. O influenciador também gerencia uma newsletter e um podcast, onde descreve sua missão de “inspirar pensadores independentes a facilitar conversas através de conteúdos ousados e instigantes que exploram todas as perspectivas”.

Um dia na vida de um policial de SP

O documentário que irritou a corregedoria da PM mostra Gen Kimura acompanhando operações da Polícia Militar em favelas da Zona Norte de São Paulo. Vestido com um colete da PM, ele aparece dentro de viaturas, conversa com policiais em inglês e narra perseguições dentro de comunidades.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a prática é proibida e, apesar de a Polícia Militar ter autorizado a gravação, o comando da corporação não tinha conhecimento sobre o documentário. Por essa razão, cinco agentes da PM foram afastados — incluindo o capitão que autorizou as filmagens — e poderão ser punidos administrativamente.

No YouTube, o vídeo recebeu vários elogios do público que destacam a qualidade jornalística do trabalho de Kimura. “É incrível como um YouTuber americano pode fazer um jornalismo melhor do que a maioria da mídia tradicional”, escreveu o usuário @rafaelalodio5116. “Ele fez um trabalho sensacional, sem preconceitos e digno de um verdadeiro repórter”, postou @israelalvesdesign.

Kimura anunciou que uma segunda parte do documentário sobre o Brasil será publicado em breve no seu canal — o que certamente manterá tanto seus fãs quanto as autoridades brasileiras atentas.