Publicidade

Qualquer Live do YouTube já pode ter legendas geradas automaticamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2021 às 17h11

Link copiado!

Reprodução/freepik
Reprodução/freepik
Tudo sobre YouTube

Na última quinta-feira (7), o YouTube anunciou que todos os criadores de conteúdo da plataforma agora têm suporte para legendas automáticas em lives. O recurso ainda é limitado para o inglês, mas o suporte para mais 12 idiomas (incluindo português) será adicionado nos próximos meses. Além disso, múltiplas faixas de áudio para audiodescrição e avanço na construção de legendas personalizadas também fazem parte do conjunto de novidades.

Legendas em transmissões ao vivo não são muito diferentes do que a transcrição automática de vídeos e, até então, eram exclusivas para criadores com mais de 1 mil inscritos. A ampliação é uma novidade valiosa para proporcionar acessibilidade a portadores de deficiência auditiva, já que poderá ser ativada em mais canais.

Continua após a publicidade

Além disso, logo as transcrições geradas automaticamente poderão ser traduzidas no app do YouTube para celular. A ferramenta, já presente no PC há algum tempo, é ideal para adaptar o conteúdo para um idioma desconhecido e serve como apoio para compreender melhor o vídeo.

Ainda sobre legendas, o YouTube afirma que segue trabalhando no recurso de adição de legendas personalizadas. Diferente da função que foi retirada em 2020, o texto criado manualmente dependeria da colaboração de pessoas autorizadas pelo autor do vídeo, não mais da comunidade.

Faixas de áudio adicionais

Continua após a publicidade

Em breve, o Google também permitirá incluir faixas de áudio adicionais em um mesmo vídeo, com a finalidade de incluir audiodescrições. A função é essencial para dar mais acessibilidade a portadores de deficiência visual no YouTube, com observações sobre as ações do apresentador ou objetos que compõem a cena.

Todas as novidades ainda não têm data para serem lançadas — exceto as legendas automáticas para transmissões ao vivo, que começaram a ser liberadas ontem (7). Vale ficar de olho em atualizações do app YouTube na Play Store e na App Store para conferir as adições assim que chegarem.

Fonte: YouTube