Qualquer Live do YouTube já pode ter legendas geradas automaticamente

Qualquer Live do YouTube já pode ter legendas geradas automaticamente

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2021 às 17h11
Reprodução/freepik

Na última quinta-feira (7), o YouTube anunciou que todos os criadores de conteúdo da plataforma agora têm suporte para legendas automáticas em lives. O recurso ainda é limitado para o inglês, mas o suporte para mais 12 idiomas (incluindo português) será adicionado nos próximos meses. Além disso, múltiplas faixas de áudio para audiodescrição e avanço na construção de legendas personalizadas também fazem parte do conjunto de novidades.

Legendas em transmissões ao vivo não são muito diferentes do que a transcrição automática de vídeos e, até então, eram exclusivas para criadores com mais de 1 mil inscritos. A ampliação é uma novidade valiosa para proporcionar acessibilidade a portadores de deficiência auditiva, já que poderá ser ativada em mais canais.

Legendas automáticas para transmissões ao vivo ainda têm suporte somente para o inglês (Imagem: Reprodução/Google)

Além disso, logo as transcrições geradas automaticamente poderão ser traduzidas no app do YouTube para celular. A ferramenta, já presente no PC há algum tempo, é ideal para adaptar o conteúdo para um idioma desconhecido e serve como apoio para compreender melhor o vídeo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A tradução automática de legendas é um recurso conhecido da versão web do YouTube (Imagem: Reprodução/Google)

Ainda sobre legendas, o YouTube afirma que segue trabalhando no recurso de adição de legendas personalizadas. Diferente da função que foi retirada em 2020, o texto criado manualmente dependeria da colaboração de pessoas autorizadas pelo autor do vídeo, não mais da comunidade.

Faixas de áudio adicionais

Em breve, o Google também permitirá incluir faixas de áudio adicionais em um mesmo vídeo, com a finalidade de incluir audiodescrições. A função é essencial para dar mais acessibilidade a portadores de deficiência visual no YouTube, com observações sobre as ações do apresentador ou objetos que compõem a cena.

Todas as novidades ainda não têm data para serem lançadas — exceto as legendas automáticas para transmissões ao vivo, que começaram a ser liberadas ontem (7). Vale ficar de olho em atualizações do app YouTube na Play Store e na App Store para conferir as adições assim que chegarem.

Fonte: YouTube

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.