Publicidade

Proteção de e-mail do DuckDuckGo já pode ser experimentada por todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 11h12

Link copiado!

Reprodução/DuckDuckGo
Reprodução/DuckDuckGo

A DuckDuckGo, empresa focada em privacidade e segurança do usuário na web, liberou uma versão beta aberta do serviço de proteção de e-mails para os testadores. A novidade fornece um endereço gratuito do Duck (nome@duck.com) e promete remover rastreadores antes de encaminhar a mensagem para sua caixa de entrada.

O usuário poderá ser linkado com qualquer provedor de e-mail já existente, sem a necessidade de criar uma conta nova. Se você utiliza o Gmail ou o Outlook, por exemplo, deverá manter seu contato e ainda ter esse adicional de segurança para evitar o monitoramento das empresas de tecnologia.

Continua após a publicidade

Segundo a DuckDuckGo, o serviço informará quantos rastreadores foram deletados do respectivo e-mail. Dados da companhia revelaram que mais de 85% das mensagens analisadas durante o teste interno continham rastreadores ocultos. Um estudo de 2018 da companhia encontrou códigos escondidos em mais de 70% das listas de discussão.

Alguns rastreadores funcionam apenas como um recibo de leitura para avisar ao remetente sobre a entrega correta. Em outros casos, como nos e-mails de marketing, os códigos servem para saber se o e-mail foi aberto, se o usuário clicou no link ou se baixou algum conteúdo anexado.

Uma VPN de e-mail protegido

Outra vantagem do serviço de proteção de e-mail da DuckDuckGo é a identificação de links com protocolo HTTP, ou seja, sem a camada de segurança criptográfica, e a conversão automática para HTTPS. Não está claro se isso seria apenas um redirecionamento ou se funcionaria em sites que não oferecem o recurso por padrão.

Continua após a publicidade

Quem preferir, pode usar o endereço do Duck como uma solução mais segura para fazer cadastros em sites (veja o gif acima). Desta maneira, você evita o recebimento de spam no seu e-mail pessoal ou profissional. A ferramenta permitirá ainda o uso do endereço personalizado para responder, sem expor seu contato real para desconhecidos.

Este recurso da DuckDuckGo parece ser inspirado na solução Retransmissão Privada (Private Relay, em inglês), da Apple, que atua como uma VPN para omitir os e-mails dos usuários. O lançamento contará com extensões para os principais navegadores — Chrome e derivados, Firefox, Safari — para PCs e dispositivos móveis.

Para conferir o serviço, basta acessar o site oficial da DuckDuckGo em qualquer navegador de PC ou notebook. O Email Protection é compatível com as extensões de navegador DuckDuckGo Privacy Browser para iOS e Android, DuckDuckGo para Mac (beta) e DuckDuckGo Privacy Essentials para Firefox, Chrome, Edge e Brave.