Publicidade

DuckDuckGo é acusada de permitir propaganda direcionada no navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2022 às 18h21

Link copiado!

DuckDuckGo é acusada de permitir propaganda direcionada no navegador
DuckDuckGo é acusada de permitir propaganda direcionada no navegador

A parceria da DuckDuckGo com a Microsoft pode ter custado à empresa um furo na sua proposta de serviço sem rastreamento. Segundo o pesquisador especialista em privacidade Zach Edward, o navegador é eficiente em impedir a coleta de dados de sites como Facebook e Google, mas permite que o LinkedIn e o Bing contornem o bloqueio.

O navegador DuckDuckGo é reconhecido mundialmente por ser totalmente contra o uso de cookies para monitorar a atividade das pessoas na web. Com esse artifício, empresas conseguem entregar anúncios com base no seu gosto ou que você tem maior propensão de compra.

Continua após a publicidade

O CEO e fundador da companhia, Gabriel Weinberg, foi rápido ao admitir que o navegador liberou a Microsoft para ignorar seus bloqueadores de propósito. De acordo com Weinberg, isso ocorre em razão do acordo firmado entre as empresas, tanto que o DuckDuckGo usa o Bing como mecanismo de busca nativo.

Contrato com a Microsoft foi o causador

Segundo o executivo, o contrato impacto apenas no navegador, mas não tem relação com o mecanismo de busca. Embora a admissão seja um ato nobre, é inegável ser um choque para os que confiavam plenamente nos serviços ad free da companhia. Aliás, toda proposta central da DuckDuckGo é voltada para a proteção contra o rastreamento online — e essa brecha testemunha contra.

Continua após a publicidade

Após a descoberta vir à tona, o criador do navegador e do mecanismo de busca confirmou a atuação junto à Microsoft para contornar essa cláusula específica do acordo. A empresa também promete atualizar os dados da Play Store (Android) e na App Store (iOS) para esclarecer o assunto.

Em sua defesa, Weinberg garantiu que mesmo assim o navegador ainda é "muito mais privado do que a concorrência", bem como oferece outros diferenciais, como um tempo de carregamento mais rápido. Ele diz que a DuckDuckGo nunca prometeu 100% de anonimato por meio de seu navegador, mas aproveitará a oportunidade para explicar melhor sobre seus serviços.

Continua após a publicidade

Fonte: Zach Edward