Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Dia Mundial do Emoji é comemorado em 17 de julho?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Julho de 2021 às 11h05

Link copiado!

Por que o Dia Mundial do Emoji é comemorado em 17 de julho?
Por que o Dia Mundial do Emoji é comemorado em 17 de julho?

Assim como muitas das pessoas que passam a maior parte do dia na internet, você provavelmente vê e usa vários emojis diariamente. Pois o dia 17 de julho marca o Dia Mundial do Emoji, uma data criada para celebrar essas imagens que ajudam tanta gente a se comunicar e se expressar na rede. E a escolha desse dia para marcar a celebração tem um motivo simples, mas bem curioso.

Por que 17 de julho é o Dia do Emoji?

Embora tenham sido criados no Japão durante os anos 1990, a dominação global dos emojis só começou de verdade nos anos 2000, quando as grandes empresas de tecnologia viram o potencial da invenção e começaram a trabalhar em conjunto para implementar os rostinhos em seus sistemas operacionais.

Continua após a publicidade

Após estabelecer os padrões internacionais dos emojis, chegou a hora de desenhar as figurinhas. Embora as empresas devam seguir algumas diretrizes básicas para tentar manter a comunicação compreensível entre sistemas diferentes, elas têm liberdade para adaptar o estilo visual dos emojis como bem entenderem.

Foi assim que a Apple decidiu por incluir o dia 17 de julho no desenho final quando criou seu emoji representativo de um calendário. Na época, a data marcava apenas o dia do lançamento do aplicativo de calendário iCal, em 2002, mas como a companhia foi uma das primeiras a investir com mais força nos emojis, ela acabou sendo seguida por alguns concorrentes.

Outras datas

Continua após a publicidade

Atualmente, Samsung, Google e Twitter são algumas das outras empresas que adotaram o dia de 17 de julho nos seus emojis de calendário. Na contramão dessa tendência, a Microsoft optou por exibir o dia 21 de um mês genérico na imagem. Já o Facebook exibe o dia 14 de maio, data de aniversário do fundador e CEO da companhia Mark Zuckerberg.

E foi assim que uma data que antes parecia irrelevante para o mundo da tecnologia acabou virando um evento global celebrado anualmente. Se você quer comemorar o Dia Mundial do Emoji, mas não sabe como, o site oficial do evento dá algumas ideias, incluindo cantar o hino dos emojis, se fantasiar de emoji e tentar manter uma conversa usando só emojis.