Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa do Google vai exibir resultados em dois ou mais idiomas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2022 às 17h14

Link copiado!

Pesquisa do Google vai exibir resultados em dois ou mais idiomas
Pesquisa do Google vai exibir resultados em dois ou mais idiomas

O Google tem duas novidades para quem precisa pesquisar em idiomas estrangeiros. A primeira delas é a apresentação de informações em dois idiomas em determinados países. A segunda é a melhoria na busca por voz para entender quando o usuário mistura palavras de línguas diferentes.

Durante a fase de testes, a serão exibidos os resultados do Mapa de Informações (o painel lateral com resumo de fatos sobre algum tema) e de seções como "Principais histórias" em inglês e em hindi para usuários da Índia. Isso vai ocorrer independentemente do idioma usado pelo usuário para fazer a pesquisa ou das suas preferências.

Essa funcionalidade bilíngue é ideal para o país asiático, que tem centenas de línguas e dialetos usados pela população. O Google pretende adicionar nos próximos meses as outras quatro línguas faladas: Tamil, Telugu, Marathi e Bengali.

Continua após a publicidade

Busca em múltiplos idiomas

A Pesquisa do Google já suporta entradas em múltiplos idiomas, mas não exibia resultados de maneira tão diversificada. As áreas de notícias e "As pessoas também perguntam" eram reservadas para a língua preferencial do usuário, mas também serão afetadas pela mudança.

Trocar o idioma favorito é bastante trabalhoso, porque exige acessar as configurações do buscador. Muita gente prefere apenas deixar de lado e seguir com o idioma padrão.

Continua após a publicidade

O recurso é baseado em localização, portanto será aplicado em locais onde se falam duas ou mais línguas. Pode parecer estranho, já que os brasileiros falam apenas o português, mas há muitos países onde se falam duas ou até três idiomas diferentes.

Globalização e conteúdos poliglotas

Um exemplo clássico é o Canadá. Há regiões canadenses onde o inglês predomina, mas em certas áreas, como em Québec, o francês é o mais utilizado pela população.

Continua após a publicidade

O Google não disse para onde pretende expandir o recurso no futuro. É provável que alguns países na África também sejam contemplados, dada a imensa variedade de dialetos tribais. Até os Estados Unidos podem receber o recurso, afinal a parte sul do país é cheia de imigrantes latinos.

A iniciativa do Google lembra bastante a proposta da rede social indiana Koo. Por lá, é possível escrever posts no seu idioma nativo e obter uma tradução imediata para qualquer outra língua suportada. A vantagem disso é ampliar o público-alvo, afinal mais pessoas vão entender do que se trata o seu conteúdo.

Pesquisa por voz otimizada

Continua após a publicidade

Ainda sobre a importância do idioma, a pesquisa por voz do Google será otimizada para diferenciar quando você fala algum termo estrangeiro. Quando um indiano falante de hindi tentar se arriscar no inglês, por exemplo, a inteligência artificial será capaz de identificar e apresentar o resultado correto, mesmo se a pronúncia não for perfeita.

O modelo de conhecimento aprimorado analisará sotaques, sons do ambiente, contexto da frase e até o uso informal da fala para oferecer respostas precisas. É claro que tudo isso precisa de muitos detalhes, então a Índia também será a primeira contemplada, pois está à frente neste mapeamento.

Não há uma data prevista para lançamento da pesquisa de voz otimizada. O recurso foi anunciado na conferência Google for India, cujo foco foi justamente oferecer melhor suporte aos idiomas, aproximando indianos de diferentes castas sociais — lá, geralmente, os mais ricos falam inglês desde o nascimento.

No final de setembro, o Google apresentou o Multisearch, um jeito revolucionário de fazer buscas na internet de modo cruzado. A ideia é misturar texto com foto ou voz para facilitar a localização do resultado desejado.