Pais poderão proteger seus filhos de comentários no YouTube
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
Pais e responsáveis agora contam com mais uma ferramenta para supervisionar e dar mais segurança aos seus filhos no YouTube. Nesta quarta-feira (10), a plataforma de streaming anunciou uma configuração para impedir que crianças escrevam novos comentários em vídeos.
- Como usar o Controle Parental no celular e computador
- Como ajustar um celular para uma criança | Guia Prático
YouTube amplia controle parental
A nova opção foi divulgada em uma página de suporte do serviço com recursos ainda em fase Beta para o controle parental. No comunicado, o Google informou que a ferramenta chega para melhorar a experiência dos jovens no serviço.
"Adolescentes e pré-adolescentes poderão ler comentários quando seus pais escolherem a configuração de conteúdo 'Explorar mais' ou 'A maior parte do YouTube'. Os comentários permanecerão ocultos na configuração de conteúdo 'Explorar'", explicou a empresa.
A medida é bem simples: quando ativado, o recurso impede que as crianças e adolescentes escrevam novos comentários em vídeos ou participem dos bate-papos ao vivo. No lugar, eles conseguem apenas visualizar as interações, já que continuam visíveis nos conteúdos.
Pais podem controlar a restrição
Por outro lado, tudo isso é gerenciável. Através das configurações de controle parental do YouTube, os responsáveis conseguem liberar a redação de novos comentários quando quiser, por exemplo. Da mesma forma, dá para desativar tudo de uma só vez.
Contudo, ainda não está claro se o recurso foi liberado no Brasil ou se ainda será distribuído. Nos que realizamos, não conseguimos bloquear a publicação de novos comentários em contas supervisionadas.
Procurado pelo Canaltech, o YouTube não informou se o serviço já está disponível ou ainda será lançamento no Brasil.