Publicidade

O que é 'Gen Z Stare'? Entenda o que está por trás da nova trend do TikTok

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Masson-Simon/Envato
Masson-Simon/Envato
Tudo sobre TikTok

Há quem se incomode com um olhar mais “vazio” ou “desinteressado” durante uma conversa, reunião, atendimento ou outro tipo de interação. Esse é o ponto central do “Gen Z Stare” (olhar da Geração Z, em tradução livre), uma nova tendência que surgiu no TikTok e aborda como essa faixa etária pode apresentar um comportamento diferenciado nas relações sociais.

O “Gen Z Stare” pode ser definido como um olhar fixo e com pouca expressão. Os primeiros conteúdos sobre o tema surgiram nos Estados Unidos e descrevem esse comportamento principalmente em atendimentos ao público em lojas, restaurantes e outros serviços. Depois, passaram a incluir exemplos em reuniões de trabalho e aulas.

Os comentários partem, em sua maioria, de pessoas de outras gerações, como os millennials, que demonstram dificuldade em compreender o comportamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A criadora de conteúdo Jordana Pires fez um vídeo no qual ressalta que a tendência não é uma crítica pessoal, mas sim uma curiosidade sobre os motivos pelos quais isso acontece.

“É como se fosse um Ctrl+Alt+Del no cérebro deles”, comenta Pires no vídeo.

Por que a Geração Z tem esse ‘olhar’?

O psicólogo e doutor pela PUC-Rio, André Machado, explica que o “olhar fixo” ou “gen z stare” é uma expressão facial que pode sinalizar desconforto, julgamento ou impaciência de forma direta e não verbal, muitas vezes em resposta a situações que a Geração Z considera desnecessárias, ilógicas ou constrangedoras.

Ele acrescenta que a reação não é precisamente apenas um reflexo de impaciência, mas sim de uma geração que valoriza autenticidade e apresenta menos filtros sociais para expressar desagrado.

Continua após a publicidade

“As gerações mais velhas, acostumadas a normas de polidez mais rígidas, podem interpretar isso como grosseria ou falta de paciência, quando, na verdade, é uma forma de comunicação mais crua e honesta, moldada por um contexto digital onde reações rápidas e expressivas são comuns”, conclui.

O professor de psicologia da comunicação da FAAP, Renan Carletti, avalia que esse comportamento pode ter aspectos positivos e negativos.

Ele explica que a capacidade de demonstrar incômodo ou desconforto é mais comum na Geração Z, um reflexo da busca desse grupo por autenticidade; mas é uma característica que pode gerar diferentes tipos de reação.

Contudo, Carletti aponta que apenas a expressão, sem ser acompanhada de outro tipo de comportamento, pode causar uma má interpretação em outras pessoas, o que não traz benefícios para os envolvidos.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: JOGANDO NINTENDO SWITCH 2