Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo golpe por e-mail usa o nome da Netflix para roubar cartões de crédito

Por| 17 de Dezembro de 2018 às 17h30

Link copiado!

Novo golpe por e-mail usa o nome da Netflix para roubar cartões de crédito
Novo golpe por e-mail usa o nome da Netflix para roubar cartões de crédito
Tudo sobre Netflix

Um alerta a todos os assinantes da Netflix: caso você receba um e-mail pedindo para atualizar os dados de pagamento, não clique em nenhum link da mensagem, pois pode ser um novo esquema de phishing usando o nome da plataforma de streaming.

O golpe foi revelado pela Departamento de Polícia de Ohio, nos Estados Unidos, quando um dos policiais (e que nem era assinante da Netflix) recebeu em seu e-mail uma mensagem do site de streaming. A mensagem falava que não foi possível efetuar o pagamento daquele mês através do cartão informado no cadastro, e pedia para que o usuário clicasse em um link da mensagem para fazer a atualização dos dados de cobrança.

Além do fato de o receptor não ser assinante da plataforma, era possível identificar a fraude por se tratar de uma mensagem que pedia para o usuário clicar em um link específico no corpo do e-mail (ao invés de simplesmente dizer “acesse sua conta da Netflix”, como costuma ocorrer nos e-mails de atualização de cadastro reais) e também que, ao contrário do que ocorre em todas as mensagens enviadas pela companhia, o nome do usuário não era citado em nenhum momento da mensagem — que usava apenas pronomes de tratamento neutros — o que já eram sinais bem claros de que essa era uma mensagem enviada de maneira massiva para um grupo de endereços de e-mail.

De acordo com o site MailGuard, este e-mail é apenas um das duas tentativas de golpe por e-mail que estão circulando atualmente usando o nome da Netflix. O outro golpe utiliza o mesmo modelo de mensagem, mas avisa o usuário que a conta dele foi suspensa, pedindo que ele atualize os dados de cobrança a partir de um link no corpo do e-mail. Em ambos os casos, ao clicar no link um malware é instalado da máquina, e o usuário é levado para uma página que com o mesmo design utilizada pela Netflix, onde pede-se que o usuário insira o número do cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Pelo Twitter, a Netflix alertou seus usuários a não clicarem em links dentro de e-mails que parecem suspeitos, e pede que todos os que receberem uma mensagem falsa de algum se passando pela companhia enviem esses e-mail para a empresa, para que ela possa tomar as medidas cabíveis.

Por enquanto, ambos os golpes parecem afetar apenas usuários da Netflix nos Estados Unidos, mas é sempre bom ficar atento porque a qualquer momento fraudes do tipo poderão começar a aparecer aqui no Brasil.

Fonte: The Daily Dot