Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ano Novo Lunar é celebrado em Doodle do Google para o mundo todo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Ano Novo Lunar começa hoje (1°) e o Google tem um novo Doodle para comemorar a data. O buscador novamente brinca com a figura do Ano do Tigre com uma ilustração animada e clicar nela leva o usuário para a mais informações acerca da data, com direito ao novo easter egg com fogos na página de buscas.

A virada do Ano do Boi para o Ano do Tigre de Água Yang simboliza a entrada num ciclo de forte dinamismo no mundo inteiro. Segundo o horóscopo chinês, os nascidos neste ciclo são pessoas corajosas, fortes e competitivas.

Continua após a publicidade

No país asiático, a data tem enorme importância: as festas do Ano Novo (também conhecidas como Festival de Primavera) servem para desejar prosperidade para o período que virá. O dia é comemorado com jantares em família fartos, fogos de artifício, fantasias de dragões e muita música tradicional.

Para conferir o novo Doodle do Google basta acessar o buscador de qualquer navegador ou pelo app para celular (Android | iOS). A adição não é tão interessante quanto o mini-game dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas ainda é uma recordação importante.

Não foi só no buscador que a data foi celebrada, na verdade: o Emoji Kitchen do Gboard, teclado virtual do Google, agora conta com misturas de emojis com o tigre. O animal agora conta uma série de expressões únicas e divertidas para incrementar o papo, assim como acontece com a tartaruga, a preguiça, o gatinho e os vários outros animais mencionados no guia completo do misturador do Gboard preparado pelo Canaltech.

O Ano Novo Chinês no Google

Continua após a publicidade

O doodle do Ano do Tigre já estava disponível desde a virada do mês na Ásia, mas agora foi liberado para mais países. Segundo o Google, apenas usuários da plataforma na África e no Oriente Médio não se depararam com a animação na página inicial.

O Google ressalta que a celebração do Ano Novo Lunar é global, baseada no antigo sistema de calendário lunissolar chinês, que acompanha os ciclos do Sol e da Lua.

Existem uma série de tradições vinculadas à data, que ocorrem com até 10 dias de antecedência. Muitos têm o hábito de limpar suas casas em preparação para as celebrações e não faltam alimentos típicos, como peixes, que simbolizam a abundância, e tangerinas. As casas também são decoradas com flores de pessegueiro, lanternas vermelhas, com fai chun (faixas vermelhas que desejam sorte e prosperidade) e trocam lai see (envelopes vermelhos com dinheiro).