Google lança domínio .day para uso em datas especiais e celebrações
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google anunciou o lançamento de um novo conjunto de nomes de domínio .day para atender a demandas relacionadas a datas comemorativas ou eventos especiais. Empresas, instituições sem fins lucrativos, organizações não-governamentais e pessoas físicas poderão adquirir esse domínio para celebrar dias ou apoiar causas.
- Google celebra Ano-Novo Chinês com novo easter egg no buscador
- Google tem easter egg de Wordle, a nova febre da internet
Hoje, já existem instituições religiosas e organizações culturais que utilizam o .day para difundir o conhecimento sobre feriados, como o Ramadã, Diwali e Páscoa em todo o mundo. Datas como o Dia da Memória do Holocausto, convocado pelo Congresso Judaico Mundial, e o Dia do Braille, celebrado por organizações de cegos em todo o mundo, também estão incluídos.
A ideia é que o novo domínio seja liberado de forma ampla futuramente, mas até agora somente alguns poucos selecionados foram escolhidos pelo Google:
- Dia da Visibilidade Trans, pela Human Rights Campaign;
- Dia da Organização Sem Fins Lucrativos, pela Native Ways Federation;
- Dia da Igualdade de Pagamento, pelo National Women's Law Center;
- Dia da Acessibilidade, pela GAAD Foundation;
- MLK Day, pela NAACP;
- Dia da Vida Selvagem, pelo World Wildlife Fund;
- Dia do Nariz Vermelho, pela Comic Relief;
- Dia dos Veteranos, pela Team Rubicon;
- Dia da Vila Sésamo pela Vila Sésamo.
Algumas empresas já compraram nomes de domínio .day para promover ações de marketing. É o caso da Nutella.day, adquirida pela Ferrero, e o Wedding.day, arrematado pela empresa de noivas The Knot. Foi comprado também o Valentines.day, pelo serviço de entrega de flores FTD, e há até celebridades e influenciadores interessados em registrar seus nomes, como no caso da Felicia.day.
Aqui para o Brasil, é provável que muitas empresas e ONGs se interessem pelo domínio. Embora o ideal aqui fosse .dia, as datas comemorativas por aqui já são bem populares com a expressão inglesa day, por isso a adesão não deve ser problema por aqui.
Fonte: Google