Publicidade

Nova loja de extensões do Chrome já está disponível para todos

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Firmbee.com/Unsplash
Firmbee.com/Unsplash

O novo design da loja de extensões do Google Chrome já está no ar. Ainda que em modo prévio, o visual já pode ser acessado por todos e apresenta uma nova organização para os plugins do browser, com maiores destaque para os softwares recomendados e elementos mais chamativos para as categorias.

Um dos aspectos que recebe mais destaque logo na página principal é a indicação de extensões com base naquilo que o usuário já tem instalado. Esse espaço ganhou uma fala mais amigável e ícones destacados, logo abaixo da vitrine principal onde estão os plugins favoritos do Google e as recomendações da equipe do Chrome, além de coleções selecionadas com foco em produtividade, home office, utilitários e outros atributos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nessa disponibilização inicial, o marketplace de plugins também parece chamar bastante atenção para a inteligência artificial e as modificações visuais, com diversas indicações destes dois segmentos. Temas, modo escuro, assistentes que funcionam diretamente no navegador e outros softwares assim aparecem tanto entre as sugestões dos editores quanto em coleções próprias, ampliando as capacidades do Chrome.

Ainda que o novo desenho visual apareça também nas páginas internas, elas carregam um pouco mais do estilo antigo da loja de plugins, com listas de categorias em texto simples no lado esquerdo e os retângulos com bordas arredondadas que servem como imagem de exibição para cada extensão. Novamente, as sugestões segmentadas também aparecem, com destaques também indicando opções de acordo com o uso.

Maior suporte aos desenvolvedores

Enquanto o lançamento parece ser discreto, o Google tem falado diretamente com os responsáveis pelas extensões neste momento. E junto com o anúncio, veio também um novo formato para divulgação de plugins em coleções de editores, com a empresa revelando um espaço para que desenvolvedores se cadastrem e mostrem seus trabalhos.

A ideia é ampliar as opções disponíveis para serem colocadas em sugestões, tanto nas seleções permanentes dos editores quanto em destaques baseados em temas específicos. Novas categorias também devem ser inseridas no marketplace no futuro, ampliando a organização e dando aos desenvolvedores mais oportunidades de serem descobertos.

Como acessar a nova loja de extensões do Chrome

Anunciado originalmente na última semana, o novo design da loja de extensões do Chrome está disponível em um endereço específico: chromewebstore.google.com. Vale lembrar, porém, que a URL tradicional do serviço e os resultados de buscas ainda remetem ao visual antigo.

Continua após a publicidade

Na parte de cima, um pequeno selo indica se tratar de um preview, mas não por muito tempo, aparentemente. De acordo com o Google, a ideia é que os usuários já testem o novo estilo ao longo das próximas semanas, em uma liberação gradual que também serve para garantir que tudo esteja funcionando bem antes de uma substituição completa, que ainda não tem data para acontecer.