Publicidade

Multisearch | Busca do Google agora pode misturar texto e foto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2023 às 12h26

Link copiado!

Mitchell Luo/Unsplash
Mitchell Luo/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google anunciou o lançamento do Multisearch de modo global para todos a partir de hoje (8). O recurso permite pesquisar no buscador usando imagem e texto complementar, oferecendo mais contextualização para o algoritmo entender qual é a sua necessidade. A distribuição mundial foi anunciada durante o evento Live form Paris, realizado nesta quarta, na França.

A pesquisa múltipla impressiona pelas possibilidades de uso. Na apresentação, é possível ver o uso do Google Lens para saber onde se pode comprar um modelo específico de camisa florida. Mas a pessoa queria uma gravata com aquela estampa, então ela apenas digita a palavra "tie" e o buscador retorna com vários estilos similares de gravata.

Continua após a publicidade

A tecnologia funciona tanto com fotos do celular quanto com prints de tela. O Lens escaneia as imagens na tela, recorta o item e já apresenta vários resultados sobre o objeto. O Multisearch permite ser mais preciso no seu desejo, seja indo para sites de comércio ou apenas vendo outras cores, formatos ou tamanhos.

Para chegar ao resultado, o algoritmo cruza as informações de texto com imagem e procura por resultados satisfatórios no Google Imagem ou no Google Shopping. A ideia é usar esse conjunto de associações para criar integrações naturais entre humano e máquina, como se estivesse pedindo uma dica para uma pessoa de verdade ou ajuda de um vendedor.

Pesquisa com localização integrada

Continua após a publicidade

Além da contextualização, outro recurso interessante do Multiseach é a integração com o Google Maps. Isso significa que além de ser mais preciso nas buscas, você ainda pode definir se deseja comprar o produto em lojas das redondezas.

Se você ver alguém comendo um donut na rua, poderá apenas tirar uma foto e perguntar onde pode comprar um doce similar. A busca vai comparar a imagem com o banco de fotos do Google para dizer quais lojas estão mais próximas.

Segundo a vice-presidente de Buscas do Google Elizabeth Reid, a ferramenta pode ajudar na promoção de negócios locais porque as pessoas poderão conhecer lojas nos arredores da sua casa ou do seu trabalho. O recurso também pode ajudar os turistas a se localizar, guiando-os a pontos turísticos mais facilmente com ajuda da navegação do Maps.

Como usar o Multisearch?

Continua após a publicidade

Para usar o recurso, você deve:

  1. Abrir o aplicativo do Google no celular e tocar no ícone colorido de câmera (Google Lens) na caixa de texto da pesquisa;
  2. Escolher uma imagem da galeria ou usar a câmera do celular para fotografar;
  3. Tocar no pequeno ícone de planeta com lupa, no canto inferior direito da imagem;
  4. Você será levado para o buscador com a imagem posicionada na esquerda do campo de pesquisa;
  5. Agora, você deve digitar o que pretende encontrar: uma nova cor, um local para comprar, um modelo diferente ou o que mais necessitar.

Pronto, o buscador vai cruzar os dados textuais e de imagem para apresentar o melhor resultado possível. Por enquanto, não há compatibilidade com o buscador para PCs e notebooks, então só vai funcionar nos celulares.

O Multisearch está disponível na Busca do Google em mais de 70 idiomas e deve ser expandido progressivamente para mais pessoas. O recurso foi anunciado pela primeira vez no Google I/O 2022 e exibido durante o Google Search On, em setembro do ano passado.