Publicidade

Quem é Mama Cax, modelo haitiana homenageada pelo Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2023 às 09h46

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (8), o Google homenageia Mama Cax, modelo americana haitiana e grande defensora dos direitos das pessoas com deficiência. Neste dia, mas em 2019, a mulher estreou num desfile da Semana de Moda de Nova York, um dos maiores eventos do ano do segmento.

Mama Cax nasceu em 20 de novembro de 1989 como Cacsmy Brutus, na cidade de Nova York, Estados Unidos e cresceu em Porto Príncipe, no Haiti. Aos 14 anos, ela recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão e nos ossos, o que acarretou numa cirurgia para instalar uma prótese no quadril dois anos depois. Durante o processo, sua perna direita foi amputada.

Continua após a publicidade

A mudança no corpo chocou Cax no primeiro momento, segundo o Google. Foi difícil para a modelo aceitar o próprio corpo com a prótese, já que ela queria que fosse algo mais realista e que combinasse com a cor da sua pele.

O movimento de positividade corporal cresceu e, nessa onda, Mama Cax notou que havia pouca representação para mulheres e mulheres negras com deficiência. Então, nas redes sociais, a modelo começou a ser mais ativa, e defendia a inclusão de pessoas portadoras de deficiência na sociedade.

Em 2017, Mama Cax estreou no mundo da moda numa campanha publicitária. No ano seguinte, ela apareceu na capa da Teen Vogue, estampou campanhas de grandes marcas como Sephora, Tommy Hilfiger e Asos e , enfim em 2019, desfilou na Semana da Moda de Nova York na edição de fevereiro e outubro. A atividade física também foi parte importante da vida da modelo, que chegou a completar a maratona de handbike em Nova York.

Fim precoce

Continua após a publicidade

Infelizmente, também em 2019, Mama Cax faleceu devido a complicações médicas aos 30 anos. Apesar de não estar mais presente, a modelo deixou uma mensagem de inclusão para pessoas com deficiência não só no mundo da moda, mas também na sociedade.

"Como uma sobrevivente do câncer, ela se acostumou a enfrentar de frente e com sucesso os vários desafios da vida. É com essa mesma coragem que lutou em seus últimos dias", pontuou a família de Mama Cax numa publicação nas redes sociais.