Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft e Google darão grandes poderes ao "copia e cola" de Edge e Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2021 às 12h49

Link copiado!

Divulgação/Microsoft Edge Insider
Divulgação/Microsoft Edge Insider

O Chrome e o Edge podem receber um enorme reforço na ferramenta “copia e cola” em breve. A Microsoft e o Google colaboram no desenvolvimento de melhorias para a área de transferência que possibilitariam transferir arquivos com formatos proprietários (como DOCX e XLSX, de Word e Excel) para sites da internet de maneira rápida e prática usando o Ctrl + C/Ctrl + V.

Atualmente, você pode carregar o “copiar” do computador com texto, imagens e outros formatos. A área de transferência permite que o utilizador leve, por exemplo, uma imagem da do WhatsApp Web para outro programa sem precisar baixar a imagem.

O que as gigantes pretendem fazer, porém, é expandir essa funcionalidade para outros formatos e tornar a área de transferência ainda mais relevante. Segundo uma publicação no GitHub, as companhias querem que a função seja capaz enviar arquivos do computador para web apps (e vice-versa).

Continua após a publicidade

A solução para essa questão estaria em aprimoramentos da API Pickling for Async Clipboard. Se implementadas pelo desenvolvedor da página web, o site seria capaz de receber e fornecer arquivos diversos com o copiar e colar, assim como já faz com imagens.

Um exemplo de facilidade que essa adição proporcionaria seria anexar documentos mantidos no Explorador de Arquivos do Windows 10 para o Google Docs sem precisar passar pelo Drive. O contrário também funcionaria, como colar um arquivo do Drive em um documento do Word.

Não é de hoje que a Microsoft quer aprimorar a integração do Windows com páginas da web, e colaborar com o Google no desenvolvimento da ferramenta também não é uma surpresa — o Edge usa o motor de código aberto da Gigante das Pesquisas, o Chromium. Garantir que o recurso chegue para o Google é uma das formas de levar a ferramenta para o navegador da casa. Ambas, portanto, sairiam ganhando.

Reforço chega em boa hora

Continua após a publicidade

Recentemente, o Canaltech reportou que o gerenciador da área de transferência do Windows 11 foi absurdamente melhorada. A função agregou menus anteriormente separados, facilitando o processo de envio de texto e outros arquivos entre aplicativos.

Com a API devidamente implementada, os usuários também poderiam aproveitar as facilidades dessa área de transferência renovada na navegação web. O processo seria tão simples e intuitivo como é no celular, mas usando o atalho Tecla do Windows + V no PC.

Em todo caso, vale mencionar que a adição é somente uma API. Isso implica que a estreia da ferramenta depende da implementação por parte dos desenvolvedores e, além disso, por se tratar de uma novidade ainda em construção, levará um tempo até que ela comece a funcionar.

Continua após a publicidade

Se você é programador e quer acompanhar a elaboração da área de transferência aprimorada, é interessante dar uma olhada na publicação do GitHub, bem como no fórum do Google.

Fonte: GitHub, Windows Latest