/i414343.png)
Microsoft Edge 91 chega com promessa de abrir mais rápido e poupar memória
A Build 2021, conferência de desenvolvedores da Microsoft, trouxe o anúncio da chegada do Edge 91. O navegador virá recheado de recursos para torná-lo ainda mais rápido e eficiente em qualquer tipo de hardware, especialmente aqueles mais modestos. Essas novidades já haviam sido antecipadas pelo Canaltech em abril, mas agora devem chegar em definitivo para todos.
- Microsoft Edge vai avisar quando você criar uma senha ruim
- Como desativar o preenchimento automático de senhas no Microsoft Edge
- Adeus, Internet Explorer: 2022 marca fim derradeiro do navegador da Microsoft
As duas principais introduções são as Sleeping Tabs (guias adormecidas) e o Startup Boost (impulso de inicialização), ambos projetados para deixar o browser rodando mais liso em computadores de mesa e notebooks.

O primeiro permite a inativação de guias sem uso constante: elas continuam abertas, mas reduzem o processamento e o consumo de memória RAM da máquina, ao direcioná-los apenas para as que estão em uso. O recurso pega guias não usadas há algum tempo (2 horas por padrão, mas pode ser ajustado para mais ou menos) e impede que sejam atualizadas.
Ao clicar na aba dormente, ela rapidamente é carregada sem que o usuário perceba qualquer diferença e possa continuar a navegação de onde parou. Testes realizados pelos desenvolvedores mostraram redução de quase 300 MB no consumo de memória quando as guias adormecidas estavam ativadas.

Já com o recurso de impulso de inicialização, o Edge abre com muito mais rapidez porque executa os processos em segundo plano. Segundo a Microsoft, essas tarefas são acionadas de modo automático sem consumir recursos adicionais da máquina ou dados de internet, o que vai torná-lo o navegador mais rápido para Windows 10.
Novidades no código e aprimoramentos diversos
Além dessas duas introduções, a nova versão também conta com novas cores de tema para personalizar a aparência no menu de Configurações, novas APIs de reconhecimento de voz e há uma nova opção de "Página atual" ao imprimir PDFs.
A companhia afirma ter feito mais de 5,3 mil alterações no projeto de código aberto do Chromium, no qual o Edge é baseado. O WebView 2 agora está incluindo no WinUI 3 e possui suporte a Win32 C / C ++ e WPF / WinForm — mas, se o desenvolvedor estiver criando um aplicativo UWP, ainda precisará usar o WebView.

Segundo a empresa, isso também tornará o WebView2 Runtime mais disponível, por meio de instaladores dedicados e próximos lançamentos do Windows. Parece que, no futuro, a Microsoft pretende tornar esta ferramenta a padrão para desenvolvimento de aplicações baseadas no Edge.
A expectativa é que o Microsoft Edge 91 comece a ser distribuído para o usuário final ainda nesta semana, mas ele já está liberado para testes no canal Beta.
Como tem sido a sua experiência com o Edge? O navegador tem superado as expectativas ou ainda está abaixo dos concorrentes? Deixe a sua opinião nos comentários.
Fonte: Microsoft Build
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.