Máquina do Tempo | Como era o visual antigo da Apple
Por Thiago Furquim | Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2023 às 09h00
Caso você tenha curiosidade de relembrar o antigo visual da Apple, pode notar as transformações no layout da página ao longo da evolução da internet e das mudanças internas da empresa, antes e depois de Steve Jobs.
Como era o visual da Apple
Em 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a Apple. A empresa revolucionou o mercado de tecnologia ao criar computadores pessoais destinados especialmente a quem não tem conhecimento avançado em informática.
Na internet, a Apple deu seus primeiros passos em 1996, quando a web começava a ganhar popularidade. Isso aconteceu mesmo antes de Steve Jobs reassumir seu cargo como CEO da empresa.
Ao longo dos anos, o site da companhia passou por uma grande evolução, deixando de ser meramente institucional para se tornar uma referência no comércio eletrônico de produtos e oferecer suporte aos consumidores.
Apple em 1996
Em 1996, era comum a presença de designs não usuais nos sites da internet, caracterizados por botões chamativos e uma identidade visual pouco definida. Apesar de não ser uma exceção, a Apple se destaca por possuir um site extremamente organizado e com uma proposta institucional.
Apple em 1997
No ano seguinte, é notável que a Apple realizou uma reformulação no design do seu site, apresentando uma estética visivelmente inspirada no site da Microsoft, com uma abundância de menus e textos informativos.
Apple em 1998
No início da era Steve Jobs, o site da Apple recebe uma identidade visual bastante original, com mudança drástica do logo, foco nos produtos lançados pela empresa e uma quantidade mínima de texto na tela inicial.
Apple em 2000
Na virada do milênio, a Apple optou por manter um design visual mais organizado, com ênfase em imagens. Isso pode ser observado nos menus destacados no topo da página, com uma navegação facilitada nas seções de loja virtual, avaliação de produtos e suporte ao cliente.
Apple em 2009
No ano de 2009, a Apple promoveu uma reformulação do menu do seu site com uma abordagem visual mais simples. O banner na página inicial foi expandido para ocupar toda a tela e dava destaque ao produto e ao título, característica que se mantém o mesmo até os dias atuais.
Apple em 2018
A principal alteração no design do site da Apple ocorreu em 2018 e ditou tendência no mercado de tecnologia e e-commerce. Os produtos agora são organizados em uma disposição horizontal na página inicial, acompanhando a rolagem da tela, juntamente com suas respectivas imagens e títulos.
Se você quer revisitar páginas antigas famosas da web, confira como era o visual antigo do Google.