Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jamal | A história por trás do meme

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2023 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Know Your Meme
Reprodução/Know Your Meme

O meme Jamal se refere a um conjunto de fotos e vídeos que apresentam suspeitos de cometer algum crime ou delito junto com a imagem de um jovem negro, o Jamal, que leva a culpa mesmo sendo inocente. A exploração de estereótipos raciais — mesmo na intenção de fazer algum tipo de crítica social — caracteriza o tom racista desse meme.

A imagem mais utilizada como Jamal é a de um menino com um sorriso de canto de boca. Esse menino é um ator, hoje já adulto, que se chama Abraham Clinkscales. Em sua filmografia estão os longas Pantera Negra (2018), Brightburn — Filho das Trevas (2019) e Samaritano (2022).

A culpa é do Jamal

Continua após a publicidade

O meme Jamal tem sua origem em uma série de vídeos publicados no TikTok em abril de 2022 que usam emojis para questionar “quem roubou os frangos na KFC?”. As figuras mostravam os suspeitos do crime, sendo três deles pessoas brancas e o último um bebê negro recém-nascido.

Esses clipes sugerem que o bebê é o criminoso, apesar de o emoji de outro personagem aparecer com uma coxa de frango nas mãos e declarar a culpa. O material traz ainda a música “You Gotta Move” como trilha sonora.

A partir desses materiais, outros vídeos e coleções de imagens foram produzidos pelas pessoas nas redes sociais, tendo o “Jamal” como o culpado de roubos e assassinatos. Uma dessas montagens coloca o menino como suspeito de ser um serial killer, mesmo ao lado do famoso assassino em série Jeffrey Dahmer.

Continua após a publicidade

Outra versão do meme que ficou conhecida foi publicada pelo usuário @gerborg no TikTok em setembro de 2022. Nela, há a relação de suspeitos de “quem roubou o quadro”, em que um dos personagens aparece evidentemente com um quadro embaixo da camisa — mas o suspeito final é o Jamal. O clipe soma mais de 19,5 milhões de visualizações na plataforma de vídeos curtos.

Morte do Jamal

Continua após a publicidade

Em outubro de 2022, o meme do Jamal foi alvo de postagens críticas e foi “cancelado” devido ao seu conteúdo racista. Um vídeo que anunciou a “morte de Jamal” em um estilo de falsa reportagem viralizou nas redes no final daquele ano. Desde então, as postagens no formato controverso do meme não ganharam mais atenção.

Se você tem ideias criativas e conhece mídias engraçadas que podem gerar conteúdos virais na web, descubra aplicativos que você pode usar e aprenda a fazer memes no celular.