Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IVS: novo serviço de gerenciamento de lives da AWS usa tecnologia do Twitch

Por| 22 de Julho de 2020 às 09h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Amazon Web Services (AWS),divisão de cloud computing da Amazon, anunciou nesta semana o lançamento do Amazon Interactive Video Service (Amazon IVS). Trata-se de um novo serviço totalmente gerenciado, que facilita a configuração de transmissões ao vivo de vídeos interativos para um aplicativo da Web ou móvel em questão minutos.

A solução usa a mesma tecnologia de transferência de vídeo que alimenta o Twitch, uma das mais populares plataformas de transmissão ao vivo de games e outros eventos do mundo. E que, "coincidentemente", pertence à própria Amazon desde 2014, quando ela foi comprada pela gigante do e-commerce.

Usando a mesma tecnologia do Twitch, o Amazon IVS pode oferecer aos interessados conteúdo ao vivo com baixa latência (o tempo que leva para o vídeo ir da câmera até o espectador) que, segundo a companhia, pode ser menor que três segundos, número significativamente abaixo das latências de 20 a 30 segundos comuns atualmente em streamings de vídeo online. A partir da solução, os clientes configurar e transmitir vídeos ao vivo através de seu próprio site ou aplicativo móvel, com entrega escalável que suporta milhões de espectadores simultâneos em todo o mundo.

Aplicação de recursos e foco na experiência

Continua após a publicidade

Com o Amazon IVS SDK e as APIs, é possível criar recursos interativos nas transmissões ao vivo. Isso inclui a inserção de espaços de bate-papo virtual, votos e pesquisas, sessões moderadas de perguntas e respostas e elementos promocionais sincronizados. Não há cobranças adicionais por estes recursos ou compromissos iniciais necessários para usar o Amazon IVS. Os clientes pagam apenas pela entrada de vídeo no Amazon IVS e pela saída de vídeo entregue aos espectadores.

A AWS afirma que o Amazon IVS remove o custo e a complexidade associados à configuração de fluxos de vídeos interativos e ao vivo - como a configurar transcodificadores para streaming adaptável, selecionar protocolos apropriados, configurar redes de entrega de conteúdo (CDNs), entre outras tarefas técnicas. Com isso, os usuários da plataforma poderão se concentrar na criação de experiências atraentes para os espectadores. O objetivo da solução, segundo a companhia, é que os usuários não precisem mais fazer uma escolha entre interatividade e qualidade de serviço.

Como funciona

Continua após a publicidade

Para começar a usar o serviço, o cliente precisa enviar seus vídeos ao vivo para o Amazon IVS usando um software de streaming padrão como o Open Broadcaster Software (OBS). O Amazon IVS recebe o vídeo, depois o codifica e o otimiza automaticamente, disponibilizando-o para entrega ao vivo na infraestrutura global (gerenciada pela AWS) em questão de segundos. Criadores de conteúdo e desenvolvedores podem usar o player SDK do Amazon IVS para a entrega dos vídeos em diferentes plataformas e dispositivos de visualização.

É possível combinar o Amazon IVS SDK e APIs para anexar dados de texto estruturados aos fluxos de vídeo, criando conteúdo interativo como enquetes, pesquisas e tabelas de classificação, tudo automaticamente sincronizado com o vídeo ao vivo. Por exemplo, um desenvolvedor que cria um aplicativo de quizz ou uma town hall virtual pode usar a API para garantir que os espectadores vejam as mesmas perguntas ao mesmo momento na transmissão.

"Muitos de nossos clientes têm pedido para usar a tecnologia de streaming do Twitch em suas próprias plataformas para uma variedade de casos, como educação, varejo, esportes, fitness e muitas outras categorias", afirma Martin Hess, gerente-geral para Amazon IVS da AWS. “E com o Amazon IVS, eles pode aproveitar a mesma tecnologia que o Twitch levou mais de uma década para criar e aprimorar. Qualquer desenvolvedor pode criar uma experiência interativa de streaming ao vivo em seu próprio aplicativo sem precisar gerenciar a infraestrutura de vídeo subjacente”.

Continua após a publicidade

Amazon Live

O Amazon Live é uma página na Amazon.com em que os compradores podem descobrir o potencial do conteúdo gerado por transmissões ao vivo. Na página, é possível navegar por diversas gravações dos streamings, onde os visitantes visualizam conteúdos nesse formato de todos os tipos: desde a montagem de um Lego, passando por tutoriais de maquiagem, até sessões de malhação e muito mais. Tudo, claro, promovendo produtos e lojas hospedadas no marketplace da marca e sendo gerenciado pelo Amazon IVS.

"O diferencial do Amazon IVS, é que o manuseio de fluxos de vídeo ao vivo são muito simples na nossa ferramenta. Isso significa que podemos dedicar mais tempo à produção de conteúdo e recursos relevantes que permitem que os espectadores interajam com os criadores em tempo real", explica John Katsavrias, gerente sênior de desenvolvimento do Amazon Live. "O Amazon IVS nos permitiu avançar rapidamente para desbloquear a capacidade de transmissão ao vivo de nossos criadores, para que eles possam produzir conteúdo incrível que inspire os clientes e os ajude a descobrir novos produtos".

Continua após a publicidade

O console de gerenciamento do Amazon IVS e as APIs para controle e criação de fluxos estão disponíveis, inicialmente, em algumas regiões dos EUA e também na Irlanda, com a entrada e a entrega de vídeos disponíveis em todo o mundo por meio de uma rede gerenciada de infraestrutura otimizada para vídeo ao vivo.

Para começar a usar o Amazon IVS, visite o site oficial da solução.