Publicidade

Internet das Coisas ultrapassará celulares até 2018

Por| 01 de Junho de 2016 às 22h30

Link copiado!

Internet das Coisas ultrapassará celulares até 2018
Internet das Coisas ultrapassará celulares até 2018

Já imaginou viver em um mundo onde absolutamente todos os eletrônicos estejam conectados? Carros, celulares, televisores, eletrodomésticos e até o sistema de iluminação da sua casa, tudo sincronizado? Então espere ter a Internet das Coisas em tudo à sua volta em até dois anos. Segundo um relatório de mobilidade da Ericsson divulgado nesta terça-feira (1), a tecnologia de Internet das Coisas irá superar os celulares na categoria de dispositivos conectados até 2018.

Ainda segundo o relatório, entre 2015 e 2021, o número de dispositivos conectados deve crescer cerca de 23% por ano. E os smartphones que se conectam com os mais diversos tipos de objetos inteligentes também devem se beneficiar desse aumento, obviamente. As estimativas são de que dentre os 28 bilhões de dispositivos conectados mundialmente até 2012, aproximadamente 16 bilhões serão conectados.

Na divisão dos continentes, a Europa Ocidental deve ser a parte do mundo que mais facilmente deve abraçar a internet das coisas: lá, o setor de dispositivos prevê crescimento de cerca de 400% até 2021. Na previsão da Ericsson, os responsáveis por esse boom na região serão os aplicativos utilitários do dia a dia, além da demanda de carros conectados, cada vez mais em alta na Europa.

Para a vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Ericsson na América Latina, Carla Belitardo, o grande crescimento do setor se deve ao barateamento da tecnologia e às inovações que os dispositivos trazem para a vida das pessoas. "A partir de 2020, a implantação comercial do 5G vai oferecer recursos adicionais que são essenciais à internet das coisas", afirmou.

Continua após a publicidade

Além disso, o estudo também diz que as assinaturas de smartphones devem dobrar, indo de 3,4 bilhões para 6,3 bilhões e, com isso, devem passar a de telefones básicos no terceiro trimestre deste ano.

Fonte: Convergência Digital