Google vai indicar se imagem é gerada por IA na busca
Por Bruno De Blasi |
O Google vai incluir indicadores no buscador para mostrar se uma imagem foi gerada por inteligência artificial (IA). A medida, anunciada nesta terça-feira (17) pela vice-presidente de confiança e segurança, Laurie Richardson, é fruto da parceria entre a empresa e a Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- NASA recria "aranhas" de Marte em laboratório
- Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
A novidade vem do desenvolvimento de tecnologias para anexar informações de procedência de conteúdos. Segundo a executiva, no começo do ano, o Google colaborou com o desenvolvimento da versão 2.1 do padrão técnico Content Credentials, que traz requisitos mais rigorosos para evitar a adulteração da origem de imagens e vídeos.
Com esse avanço, o buscador passará a indicar se uma imagem foi criada com IA ou não, caso o arquivo tenha metadados C2PA, “nos próximos meses”.
“As pessoas poderão usar nosso recurso ‘Sobre esta imagem’ para ver se ela foi criada ou editada com ferramentas de IA”, explica a executiva. “O ‘Sobre esta imagem’ ajuda a fornecer às pessoas contexto sobre as imagens que veem on-line e pode ser acessado no Google Imagens, Lens e Circle para Pesquisar.”
A medida também será levada aos anúncios, com a integração dos metadados para verificar a origem dos materiais.
“Também estamos explorando maneiras de retransmitir informações C2PA aos espectadores no YouTube quando o conteúdo é capturado com uma câmera, e teremos mais atualizações sobre isso no final do ano”, conclui Richardson.
Leia outras matérias do Canaltech:
- Microsoft libera versão empresarial do Office 2024 com licença vitalícia
- Estruturas misteriosas são detectadas sob a superfície de Marte
- Esqueceu a palavra que queria falar? A ciência explica
VÍDEO: GOOGLE X BING: QUAL É O MELHOR?