Publicidade

Google vai indicar se imagem é gerada por IA na busca

Por  | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

O Google vai incluir indicadores no buscador para mostrar se uma imagem foi gerada por inteligência artificial (IA). A medida, anunciada nesta terça-feira (17) pela vice-presidente de confiança e segurança, Laurie Richardson, é fruto da parceria entre a empresa e a Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA).

A novidade vem do desenvolvimento de tecnologias para anexar informações de procedência de conteúdos. Segundo a executiva, no começo do ano, o Google colaborou com o desenvolvimento da versão 2.1 do padrão técnico Content Credentials, que traz requisitos mais rigorosos para evitar a adulteração da origem de imagens e vídeos.

Com esse avanço, o buscador passará a indicar se uma imagem foi criada com IA ou não, caso o arquivo tenha metadados C2PA, “nos próximos meses”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“As pessoas poderão usar nosso recurso ‘Sobre esta imagem’ para ver se ela foi criada ou editada com ferramentas de IA”, explica a executiva. “O ‘Sobre esta imagem’ ajuda a fornecer às pessoas contexto sobre as imagens que veem on-line e pode ser acessado no Google Imagens, Lens e Circle para Pesquisar.”

A medida também será levada aos anúncios, com a integração dos metadados para verificar a origem dos materiais.

“Também estamos explorando maneiras de retransmitir informações C2PA aos espectadores no YouTube quando o conteúdo é capturado com uma câmera, e teremos mais atualizações sobre isso no final do ano”, conclui Richardson.

Leia outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: GOOGLE X BING: QUAL É O MELHOR?