Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Trends muda página inicial e adota novo visual

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Março de 2023 às 11h44

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google Trends passou por uma renovação visual para facilitar o uso e adicionar recursos extras. O objetivo é levar a linguagem de design Material 3, já presente em outras soluções do Google, para o monitorador de tendências da Pesquisa.

Logo de cara é possível visualizar os principais assuntos do momento sem precisar clicar em nada. A página inicial mostra os temas em alta nas pesquisas no Brasil nas últimas 24 horas. Esses tópicos são atualizados de hora em hora para garantir sempre as tendências mais recentes.

Continua após a publicidade

O menu hambúrguer, no canto superior esquerdo, apresenta botões no formato de pílula para guiar o usuário ao local desejado: Início, Explorar, Tendências atuais e Pesquisas do Ano. Essas três opções também podem ser acessadas pelas guias no topo da página, o que garante mais versatilidade para o usuário.

Os cartões nas guias Explorar e "Em Alta" agora têm cantos arredondados, somados à adoção do azul-claro das pílulas e do fundo de tela. Você pode alterar o idioma de sua preferência na parte inferior do site ou mudar a região pesquisada no topo. Dá também para se inscrever e receber notificações sobre os assuntos em alta, consultar a ajuda ou enviar feedback para o Google.

Como usar o novo visual do Google Trends

O Trends também fornece links para artigos de notícias relevantes para complementar o conhecimento do usuário. Quem precisar de algo mais global, dá para fazer a pesquisa pelos assuntos do momento em determinada região ou de maneira mundial.

Continua após a publicidade

Quem clicar no botão Explorar terá acesso a gráficos de interesse, números e percentuais sobre o assunto desejado. Esta é uma baita ferramenta para os criadores de conteúdo, que poderão investir em produções mais regionalizadas.

A ferramenta mostra alguns exemplos de uso prático por redações, instituições de caridade e outros envolvidos. Por enquanto, essa área chamada "Criando com Trends" apresenta a maioria dos materiais em inglês, mas é provável que mais conteúdos regionalizados comecem a surgir.

Outra novidade do visual renovado do Google Trends são os tutoriais, que ensinam sobre o funcionamento da ferramenta. Quem for leigo poderá aprender a como usá-la, fazer a correta interpretação dos dados e ter acesso aos recursos avançados.

Continua após a publicidade

Com a chegada do Material 3 ao Google Trends, a companhia parece estar próxima de concluir o redesenho de todas as ferramentas do Workspace. Drive, Docs, Planilhas e Apresentações já foram vistos com o novo design, somados ao Search Console e ao Gmail. A iniciativa aproxima a aparência dos serviços para desktop daqueles usados no Android, tornando a identidade visual mais unificada.