Google Notícias terá visual mais limpo e personalizável no desktop

Google Notícias terá visual mais limpo e personalizável no desktop

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2022 às 08h56
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google anunciou um conjunto de ações para celebrar os 20 anos do Google Notícias, ferramenta agregadora de textos jornalísticos. Lançado em 2002, o recurso passou por uma renovação visual para quem acessa as informações por PCs e notebooks.

Entre as mudanças estão as seções "Principais notícias" e "Notícias locais", que ganham ainda mais destaque no topo da página. A área personalizada, na qual você pode selecionar seus veículos jornalísticos favoritos, também está com mais ênfase para o rápido acesso aos assuntos de interesse.

O novo visual do Google Notícias mistura notícias específicas para você e assuntos locais (Imagem: Reprodução/Google)

Aliás, um dos ajustes feitos foi na seção "Seus assuntos" para possibilitar melhor personalização de quais temas você pretende acompanhar. Isso deve facilitar o monitoramento de assuntos mais específicos, como a guerra na Ucrânia, a covid-19, eleições 2022 e outros assuntos em alta.

O Google Notícias decidiu fortalecer bastante o acesso às informações locais e ampliou a variedade de fontes. Essa foi uma medida para combater a desinformação em instâncias regionais, geralmente mais carentes de veículos que consigam cobrir tantos assuntos.

Foco em assuntos locais

Foi incluído um botão de filtro para personalizar seu feed de notícias, assim dá para acompanhar não somente as recomendações algorítmicas como também outros assuntos importantes. Você pode posicionar assuntos de "Ciência e tecnologia" à frente de "Esportes", caso seja mais relevante para seu cotidiano.

Escolha quais os assuntos são mais importantes para organizá-los conforme a preferência (Imagem: Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)

Para combater as fake news, o Google Notícias moveu a área "Checagem de fatos" para o feed central. O serviço conduzido por agências especializadas e independentes terá a informação original, seguida pela apuração logo abaixo. Assim, o usuário poderá ver o dado preliminar e conferir na hora se aquilo é verdade ou mentira.

Com o Google News Initiative (GNI), a gigante das buscas firmou parcerias com meios de comunicação do mundo inteiro para construir um ecossistema sustentável de notícias à longo prazo. A empresa oferecerá treinamentos, programas, financiamento e produtos para jornalistas e redações aprimorarem o trabalho de apuração na era digital.

Google Notícias expandido

O Google News está presente em mais de 125 países e abrange mais de 40 idiomas. Segundo a companhia, todos os meses são registrados cerca de 24 bilhões de cliques em resultados da Busca e do Google Notícias com direcionamento para sites com artigos e reportagens. Hoje, os algoritmos usam aprendizado de máquina para analisar centenas de fatores e identificar os sites mais relevantes para o usuário.

No ano passado, o Google já havia feito mudanças no recurso de notícias para aprimorar a visualização. Foi expandido os "Destaques Jornalísticos", um recurso que exibe um carrossel de notícias locais quando o buscador localiza uma cobertura relevante relacionada à pesquisa. No final de 2020, o serviço recebeu mais jornais brasileiros e opções de assinaturas pagas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.