Google Drive sumiu com arquivos e pastas de várias pessoas
Por Douglas Ciriaco | •
Muitas pessoas estão recorrendo à página de suporte do Google para informar que o Drive sumiu com seus arquivos por conta própria. O relato inicial foi feito por alguém identificado como Yeonjoong há quase uma semana no site oficial de ajuda da plataforma e vem seguido de mais de 140 pessoas marcando o botão “eu tenho a mesma pergunta”.
- 7 melhores alternativas ao Google Drive para armazenamento na nuvem
- Google explica como recuperar arquivos que sumiram do Drive
“Os arquivos do meu Google Drive sumiram repentinamente”, escreve o autor da postagem. “O Drive literalmente retornou a como era em maio de 2023. Dados de maio até hoje desapareceram, e a estrutura de diretórios retornou voltou ao seu status de maio”, diz o relato.
Yeonjoong escreve que não realizou qualquer exclusão manual, então não há arquivos na Lixeira, e que também não sincroniza nem compartilha arquivos com ninguém. Ele ainda informa ter realizado os passos de recuperação sugeridos pelo time de suporte do Google, porém sem sucesso.
Google investiga
O Google parece ter dado atenção ao problema e uma resposta da equipe de apoio da empresa foi publicada na página de suporte. Na mensagem enviada há dois dias, a empresa relata que “outros administradores [do fórum de ajuda] receberam relatos de que o mesmo comportamento foi encontrado após uma atualização e que arquivos estavam faltando.”
“Isso está sendo investigado por nossos engenheiros de produto e nós aguardamos para analisar a causa raiz [do problema] bem como para oferecer uma correção”, diz a mensagem.
A razão do problema
Apesar de ainda não ter oferecido uma solução para o problema, o Google confirmou que a falha está relacionada ao aplicativo do Drive para computador. "Estamos investigando os relatos de um problema impactando uma quantidade limitada de usuários do Drive para desktop e seguiremos com atualizações", escreveu um funcionário da empresa na página de suporte da ferramenta.
Além disso, a Gigante da Web recomenda que não seja realizado alterações na pasta raíz da sua conta do Drive (aquela onde ficam todas as demais pastas e arquivos) e também duas coisas:
- Não clicar em "Desconectar conta" no app do Drive para desktop;
- Não apagar ou mover a pasta de dados do app:
- No Windows, ela fica em %USERPROFILE%AppDataLocalGoogleDriveFS;
- No macOS, ela fica em ~/Library/Application Support/Google/DriveFS.
Fique ligado no Canaltech para mais atualizações sobre este caso.
Atualizado em 28/11/2023, às 14h44, para incluir a confirmação do Google sobre o problema estar ligado ao Drive para Desktop.