SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Google explica sumiço de arquivos do Drive, mas problema continua

Por| 28 de Novembro de 2023 às 15h14

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google segue investigando o problema que fez muitas pessoas perder arquivos do Google Drive e, hoje (28), confirmou que o problema está relacionado ao app de desktop da plataforma.

Em publicação feita na página de suporte da ferramenta, um funcionário do Google trouxe mais informações sobre o problema e garantiu que a empresa segue trabalhando numa solução.

“Estamos investigando os relatos de um problema impactando uma quantidade limitada de usuários do Drive para desktop e seguiremos com atualizações", explica o representante da companhia identificado como Saitej.

Continua após a publicidade

O que fazer por enquanto?

Como ainda não há uma solução e o problema persiste, a saída é tomar cuidado. Ontem (27), a Gigante da Web recomendou que não fosse realizada qualquer alteração na pasta raíz do serviço (ou seja, aquele diretório principal onde ficam todos os demais diretórios e arquivos).

Na postagem de hoje, o funcionário do Google deu outras duas novas dicas:

  • Não clicar em “Desconectar conta” no app do Drive para desktop (Windows e macOS);
  • Não apagar nem mover a pasta de dados do aplicativo:
    • No Windows, ela está no caminho %USERPROFILE%AppDataLocalGoogleDriveFS;
    • No macOS, ela está em ~/Library/Application Support/Google/DriveFS.
Continua após a publicidade

Se você não usa o Drive no desktop, provavelmente não corre risco de sofrer as consequências deste problema. Se você pensava em sincronizar seus arquivos, a dica é esperar até que tudo volte ao normal.

O que aconteceu com o Google Drive

Nos últimos dias, diversos usuários do serviço de armazenamento de arquivos do Google relataram que seus arquivos sumiram. O primeiro deles publicado na página de suporte aconteceu no último dia 21. “Os arquivos do meu Google Drive sumiram repentinamente. O Drive literalmente retornou a como era em maio de 2023. Dados de maio até hoje desapareceram, e a estrutura de diretórios retornou voltou ao seu status de maio”, diz o post.

Apesar de informar que investiga o caso, o Google não ofereceu um prazo para correção nem informou se os arquivos que sumiram foram deletados definitivamente, sem chance de recuperação.