Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 melhores alternativas ao Google Drive para armazenamento na nuvem

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Março de 2023 às 16h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Google Drive é uma ótima plataforma de armazenamento, principalmente para quem usa o Android, graças à integração com outros serviços. Mas ninguém é obrigado a gostar do serviço de salvamento de arquivos na nuvem e pode estar em busca de alternativas ao Drive.

Aqui estão listadas sete ótimas alterantivas ao Google Drive que operam via web e aplicativo para celuar (Android e iOS). Confira:

Alternativas ao Google Drive para PC e celular

Continua após a publicidade

7. OneDrive

Para quem usa Word, Excel e PowerPoint, ter o OneDrive pode ser a melhor escolha. Isso porque os aplicativos possuem integração com o armazenamento em nuvem da Microsoft. Aqui você pode apenas saltar o arquivo desejado na pasta e ele será sincronizado entre os dispositivos conectados à conta. O plano gratuito do OneDrive oferece 5 GB de armazenamento, mas os planos mais extensos pode ser adquiridos por preços acessíveis. Além disso, o serviço é parte da assinatura do Microsoft 365, o que garante espaço maior para guardar seus arquivos.

Continua após a publicidade

6. Dropbox

Antes das soluções da Microsoft e do Google, o Dropbox era o rei do armazenamento na nuvem. O sistema se destaca por uma criptografia mais apurada que o Drive, além de ter recursos individuais para guardar arquivos, limpeza remota de dispositivos e sincronização para transferir todo conteúdo do Google Drive para lá.

O plano básico gratuito oferece apenas 2 GB de espaço para armazenamento, mas é possível ampliar para até 19 GB ao indicar amigos ou pagar por um serviço mais avançado.

Continua após a publicidade

5. pCloud

O pCloud se gaba em oferecer o "armazenamento em nuvem mais seguro" do planeta. A plataforma diz utilizar criptografia nos arquivos mesmo quando eles estão no seu computador ou celular, o que os deixa menos vulneráveis a invasões locais. O pCloud ainda tem outra vantagem: 10 GB de armazenamento gratuito com possibilidade de ampliação para 20 GB. Existe até a possibilidade de compra de um plano vitalício, assim você se livra da dívida mensal por salgados US$ 175 (cerca de R$ 908, na cotação atual).

Continua após a publicidade

4. Box

O Box é mais conhecido do pessoal da "velha guarda" do que dos mais novos, porque é da mesma época do Dropbox. O serviço tem planos de armazenamento ilimitados e recursos de colaboração em equipe, perfeito para empresas. Ainda é possível integrar os documentos do Google Docs e do Microsoft 365 com o armazenamento, ou seja, pode-se trabalhar com arquivos diretamente na nuvem como se estivesse no Drive ou no OneDrive.

Continua após a publicidade

Aqui são liberados 10 GB grátis de armazenamento, e a parte negativa do serviço é a limitação ao tamanho dos uploads, que só podem ter até 250 MB nessa versão gratuita. Nos planos mais caros existe um limite de 5 GB de upload, o que pode ser ruim para quem trabalha com bases de dados muito pesadas.

3. Amazon Drive

Continua após a publicidade

O Amazon Drive é a solução de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos da gigante do comércio eletrônico. O serviço conta com uma interface e usabilidade similar ao Google Drive e uma das vantagens é a integração com o Amazon Photos, que permite até solicitar a impressão de imagens diretamente pelo serviço. Com um recurso chamado Family Vault, é possível compartilhar o espaço com até quatro pessoas da sua família.

Cada conta tem 5 GB de armazenamento grátis por inscrição. Vale lembrar que o serviço será encerrado no dia 31 de dezembro de 2023, mas o armazenamento permanecerá acessível pelo Amazon Photos.

2. Mega

Continua após a publicidade

O Mega possui um sistema diferente dos anteriores e o maior destaque aqui são os 20 GB de armazenamento gratuito para qualquer usuário. A plataforma conta com um parrudo sistema de compartilhamento de arquivos, bate-papo privativo e controle de versões de arquivos. Também dá para criar links compartilháveis sem limite de download por usuário e com velocidade otimizada.

Apesar das vantagens, não há integração com serviços da Microsoft nem do Google. O Mega também peca por não possuir recursos de produtividade nem edição dos documentos online, sendo uma alternativa desaconselhada para quem lida com esse tipo de arquivo.

Continua após a publicidade

1. Backblaze

O Backblaze é um serviço de backups ilimitados na nuvem focado em manter seus arquivos do seu computador e de unidades externas intactos. Aqui não existe limitação de espaço e ainda dá para programar a execução automática de backups. Não há recursos de compartilhamento nem de colaboração como ocorre com o Drive, então é inviável para quem usa documentos editáveis. Por outro lado, quem perde um arquivo por falha no HD ou no computador pode restaurar rapidamente os arquivos.

Continua após a publicidade

O lado ruim é a impossibilidade de liberar espaço do computador, já que os backups servem para manter tudo como em um espelho. Mas se você pretende trocar de máquina, acessar arquivos pelo celular ou manter uma cópia de segurança de seus documentos mais importantes por lá, esta é uma ótima solução.