Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Drive passa a ter limite de 5 milhões de arquivos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2023 às 11h32

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Drive passou a limitar o total de conteúdos salvos a 5 milhões de arquivos. Não importa se você ainda tem espaço de armazenamento sobrando, pois o salvamento é automaticamente bloqueado após atingir esse total.

A descoberta veio a partir de um tópico no Reddit no qual um usuário reclamava não conseguir salvar mais nada na nuvem. Outras pessoas se juntaram à conversa para relatar dificuldades semelhantes.

Segundo os relatos, o usuário apenas recebia um aviso de falha no upload, sem nenhuma explicação adicional. Nem mesmo criar uma pasta nova vazia é possível, porque tudo fica aparentemente travado.

Continua após a publicidade

Levou algumas semanas para as pessoas descobrirem a causa do problema, e isso só ocorreu porque o serviço passou a exibir a mensagem de erro (acima) informando que o limite máximo de unidades de arquivo foi atingido. Os relatos começaram a fevereiro e a mensagem pode ter começado a aparecer somente em meados de março.

Ajuste sem aviso

Um proprietário de petshop do Reino Unido disse que seus negócios foram prejudicados. Como não conseguiu mais salvar os arquivos, precisou interromper parte do seu serviço de atendimento até conseguir restaurar o armazenamento.

Continua após a publicidade

Outro reclamou da mudança sem aviso ou orientações do que deve ser feito. Há relatos até de pessoas com apenas 1 milhão de itens que sofrem com o mesmo problema. Neste último caso, não está claro se isso é um bug, uma falha momentânea ou se realmente pode ser uma limitação extra da plataforma.

A única maneira encontrada pelos reclamantes para restaurar o uso de suas contas é deletar alguns conteúdos. Outra solução é compactar os menos usados em um arquivo (ZIP ou RAR), o que reduziria a quantidade e ainda economizaria espaço.

Isso pode ser um baita problema para quem produz milhares de arquivos por dia, porque precisará, repentinamente, se livrar de alguns milhões de itens toda semana. É isso ou ficar impedido de gravar novamente em pouco tempo.

Google confirma a mudança

Continua após a publicidade

Um porta-voz do Google confirmou a mudança ao Canaltech. "Para manter uma performance forte e confiável, usuários individuais têm um limite  de 5 milhões de itens criados em seus Google Drives", comentou.

Segundo a companhia, o "pequeno número de usuários" que recebem essas notificações ainda poderão visualizar e interagir com qualquer arquivo existente em seu Drive. Apesar disso, ressalta a nota, eles não poderão criar novos.

A limitação é definitiva e não há que possa ser feito para contorná-la além das opções mencionadas. "Estes usuários podem criar espaço para novos arquivos simplesmente deletando outros arquivos existentes no seu Drive", concluiu o Google.

Restrição incômoda

Continua após a publicidade

Vale lembrar que muitas pessoas físicas e jurídicas usam o Drive para guardar seus arquivos online de maneira conveniente. Assim, eles podem garantir o acesso de qualquer computador ou celular, sem ficar restrito ao desktop da empresa.

Concorrentes do Google Drive também possuem alguns limites similares. O OneDrive suporta até 50 mil itens por pasta, mas não parece ter um número máximo global. Já o Dropbox diz não haver qualquer limitação na quantidade de arquivos salvos.

Resta saber se a restrição terá algum tipo de impacto no uso do serviço, afinal muita gente poderia abandoná-lo devido a tal limitação. Hoje, o Drive pode oferecer armazenamento adicional de até 30 TB, o que se torna inútil se os arquivos salvos forem pequenos.