Google Docs: como adicionar uma assinatura digital em documentos

Por Ariane Velasco | 08 de Junho de 2020 às 13h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google Docs, embora poucos saibam, permite criar assinaturas para documentos importantes sem ter que recorrer a programas externos. O processo é bem simples e leva somente alguns minutos, o que facilita muito na hora de dar maior autenticidade a formulários e outros documentos que podem ser assinados online. Saiba mais a seguir.

Google Docs: como adicionar uma assinatura digital

Passo 1: acesse o Google Docs em seu computador e abra o documento que deseja assinar digitalmente.

Google Docs: adicione assinaturas digitais a qualquer documento (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: selecione a opção “Inserir” seguida de “Desenho > Novo”.

Você também pode adicionar linhas horizontais e outros itens ao documento (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: clique no ícone de linha e, em seguida escolha “Rabisco” para que seu mouse se transforme automaticamente em uma caneta.

O "Rabisco" do Google Docs permite escrever qualquer coisa (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: crie a sua assinatura e finalize em “Salvar e fechar”.

A assinatura será posicionada no documento (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: redimensione a sua assinatura no Google Docs para que ela se encaixe corretamente no espaço deixado para ela.

Você pode diminuir ou aumentar a sua assinatura no Google Docs (Captura de tela: Ariane Velasco)

Google Docs: salvando a sua assinatura

Uma assinatura com o mouse nem sempre é fácil de se fazer - e pode custar algumas tentativas. Por isso, é possível salvar a sua assinatura no Google Docs para utilizá-la em outros documentos. Para isso:

Passo 1: após abrir a mesma tela para a criação de seu desenho, clique em “Ações > Fazer download como > Imagem PNG”.

Google Docs: salve a assinatura em PNG para reutilizá-la (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: para utilizá-la novamente, abra a tela de criação e clique no ícone de imagem para carregá-la.

Adicionar uma assinatura já pronta agiliza o processo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: clique em “Escolha uma imagem para fazer o upload” e aguarde até que sua assinatura seja carregada.

Escolha a imagem salva em seus downloads (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: clique com o botão direito da imagem carregada no Google Docs e, em “Cortar imagem”, ajuste o seu tamanho para que ela se encaixe no documento.

Você também pode posicionar a assinatura no centro da página e girá-la (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pronto! Sua assinatura poderá ser usada em qualquer documento do Google Docs.

Você sabia que era tão fácil incluir uma assinatura sem precisar digitalizar um documento ou usar outros programas? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.