Como encontrar e usar modelos gratuitos de currículos no Google Docs

Por Ariane Velasco | 25 de Março de 2020 às 13h55
Reprodução
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Fazer um currículo não é uma das tarefas mais difíceis, mas também não é uma das mais fáceis. Atualmente, as exigências do mercado de trabalho têm forçado as pessoas e organizarem suas informações da melhor maneira possível, uma vez que o currículo é uma espécie de porta de entrada para novas oportunidades.

Se você está buscando uma vaga e anda inseguro a respeito do seu CV, saiba que o Google Docs pode ser um grande aliado nesse momento. A plataforma permite, além de redigir, formatar e editar textos online, acessar modelos de currículos, cartas, trabalhos escolares, projetos e até planos de aula.

Modelo de currículo simples: como encontrar

Passo 1: acesse a galeria de modelos do Google Docs diretamente de seu navegador da web e faça login com sua conta do Google, mas não clique no ícone para criar um documento em branco. Você verá, na segunda linha, uma série de modelos de currículos. Selecione o seu favorito.

São cinco modelos de currículo simples disponíveis (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: uma vez que o modelo tiver sido selecionado, ele será aberto no Google Docs. Complete cada uma das informações com seu nome, endereço, estado civil e e-mail. Essa primeira parte do currículo é essencial para que o contratante tenha acesso aos seus dados pessoais.

Não se esqueça de verificar se todas as informações foram preenchidas corretamente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: em “Competências”, insira um breve resumo sobre o seu perfil profissional.

Lembre-se de inserir sempre informações verídicas e que passem credibilidade (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: logo abaixo, insira suas experiências anteriores no mercado de trabalho, substituindo o texto atual por suas informações.

Currículo simples: tente descrever detalhes sobre sua função com poucas palavras (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: em “Education”, substitua a palavra por “Formação acadêmica” e insira os cursos que você já concluiu e os que faz atualmente. Por fim, em “Prêmios”, digite algum prêmio que tenha ganhado ou substitua essa parte por cursos de idiomas/tecnologia.

"Education" é o termo usado nos EUA. Aqui, o correto é "Formação Acadêmica". Não substitua por "Educação" (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 6: o modelo de currículo é salvo automaticamente no Docs com todas as suas informações que foram preenchidas. Para fazer o download do arquivo e enviar via e-mail para as empresas, selecione "Arquivo", no canto superior direito da tela, seguido de "Fazer o download". Depois, basta escolher o melhor formato.

Modelo de currículo simples: são diversos formatos disponíveis para download, como .docx ou .pdf (Captura de tela: Ariane Velasco)

Vale lembrar que alguns modelos de currículos podem ter palavras em inglês ou seções que seguem o padrão dos Estados Unidos. No entanto, é sempre possível apagar informações que você não queira acrescentar, mudar a cor das palavras e fazer quaisquer outras alterações no modelo, que serve somente para facilitar a produção de seu currículo.

E você, sabia que era tão fácil encontrar modelos de currículos simples? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.