Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novidade dificulta uso da busca reversa por imagens do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2022 às 12h22

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Google

Em mais um esforço para reforçar o uso do Google Lens, o Google agora adota o serviço também na pesquisa por imagens do buscador. A alteração coloca a ferramenta como única alternativa para procurar informações sobre um determinado arquivo na web, o que pode nem sempre ser a coisa mais intuitiva em comparação a como tudo funcionava anteriormente.

Logo de cara, dá para notar algo de diferente: na página images.google.com, o logo da câmera deixou de ser cinza para adotar as cores do Lens. Ao clicar nele, a caixa aberta para o upload de arquivos apresenta o título “Pesquise qualquer imagem com o Google Lens” e, abaixo, fornece um campo para o link da imagem, caso ela esteja disponível na web.

Continua após a publicidade

Diferente da tradicional busca reversa de imagem, o Google Lens apresenta resultados mais contextualizados. A ferramenta consegue identificar texto, objetos, produtos, logos e outras informações a partir do arquivo apresentado, de forma semelhante ao que acontece no celular.

E a pesquisa reversa?

Acessar a pesquisa reversa de imagem, porém, ainda é possível. A função está contida na opção “Encontrar fonte da imagem” que, ao ser acessada, apresenta imagens idênticas em diferentes resoluções.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a ferramenta original não foi aposentada de vez, mas está cada vez mais difícil de ser encontrada. Por se tratar de uma função interessante e com finalidade distinta, talvez o Google não tenha planos para aposentá-la de vez, mas resta esperar para ver se o Lens continuará tomando seu lugar.

Disponível para todo mundo

No começo desse ano, a mudança do mecanismo de busca de imagens foi implementada para poucos usuários aparentemente num teste temporário. Contudo, a mudança dessa vez parece ter sido permanente e parece ser disponibilizada para todo mundo.