Google Chrome testa função de agendamento de downloads no celular

Por Felipe Autran | 20 de Julho de 2020 às 11h50
Gerd Altman/Pixabay

O navegador mais popular do mundo pode ganhar uma nova função em breve. Isso porque o Google Chrome testa uma ferramenta que adiciona a opção de agendamento de downloads na sua versão para celular. Com ela ativada, será possível escolher entre baixar o arquivo imediatamente, fazer o download apenas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi ou agendar a transferência para uma data e horário específicos.

Atualmente, a ferramenta de agendamento de downloads está sendo testada na versão Canary do Google Chrome para Android, que é atualizada diariamente com novidades. Por causa disso, ela ainda é considerada instável e pode não funcionar como o esperado.

As imagens abaixo mostram o visual dessa opçao em ação:

Janela com opções de agendamento de downloads no Google Chrome para Android. Imagem: Techdows/Reprodução.

Como ativar o agendamento de downloads no Google Chrome

Caso você deseje testar a novidade por conta própria, será preciso baixar o Google Chrome Canary na Play Store. Lembre-se que ele é uma versão instável do aplicativo e a empresa não recomenda que ele seja utilizado como seu navegador principal.

Após instalar o aplicativo, faça o seguinte:

Passo 1: acesse o endereço chrome://flags e procure pela opção “Enable download later” na lista de funções que estão sendo testadas.

Passo 2: depois, é só deixar a opção “Enabled” selecionada para que ela seja ativada.

Pronto! Na próxima vez que você tentar baixar um arquivo pelo celular, o Chrome Canary vai perguntar se você deseja fazer isso imediatamente ou em outro momento.

Assim como acontece com todas as funções em fase de testes, não é possível saber quando a novidade chegará à versão estável do navegador. Além disso, detalhes da implementação podem mudar durante esse período.

Fonte: Techdows

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.