Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google atualiza resultados da busca para entregar títulos mais informativos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2021 às 18h09

Link copiado!

Reprodução/Sitechecker
Reprodução/Sitechecker
Tudo sobre Google

O Google fez um novo ajuste no seu mecanismo de buscas para entregar melhores títulos como resultados ao usuário. Desde a semana passada, a empresa afirma ter criado um sistema de geração aprimorado e automatizado para páginas descreverem com mais precisão o conteúdo do site.

É comum o buscador mudar automaticamente o título de uma página quando ele é longo demais ou quando o domínio está vinculado a um documento em PDF ou DOC, por exemplo — neste último caso, em vez do nome da página, a busca pode renomear a chamada com a nomenclatura do arquivo.

Veja o comparativo:

Continua após a publicidade

Com a atualização, o Google passa a usar apenas a "parte mais relevante" e omite as demais se o título for maior que o permitido. Antes, o sistema considerava somente o início da frase e escondia o restante, mas isso não era suficiente para detalhar o conteúdo em determinadas situações.

O mesmo vale para documentos hospedados e exibidos como resultado na busca: em vez do nome do arquivo, o sistema agora busca a informação relevante dentro dele. Isso deve evitar a confusão das pessoas e uma possível indução ao erro, ao permitir que sites falsos se passem por verdadeiros.

Títulos mais apropriados

Continua após a publicidade

Via de regra, os proprietários devem criar páginas usando uma tag HTML H1 para definir o título, mas isso nem sempre ocorre. Neste caso, a busca vai recorrer a outros mecanismos que permitam a identificação daquele conteúdo.

Caso o título não seja devidamente explicativo — com o uso de expressões genéricas como "Home" ou "Carrinho de Compras", por exemplo — a busca poderá utilizar outro texto contido na página para intitular a página de modo mais informativo.

A gigante explica que realizou testes e este novo formato foi o preferido por quem pesquisa. De todas as maneiras que o Google gera títulos, o conteúdo das tags de título HTML ainda é de longe o mais exibido, em mais de 80% das vezes.

Continua após a publicidade

Mudança deve afetar pouco quem já faz o "feijão com arroz"

Quem já produz conteúdo com técnicas de SEO, o que inclui títulos bem-produzidos, curtos e com palavra-chave, possivelmente não deve notar muita diferença. Mesmo assim, a empresa promete lançar em breve orientações atualizadas para os criadores de sites ajustarem suas criações ao novo padrão.

Mais importante do que a descrição, os títulos são o primeiro chamariz do usuário para uma página, razão pela qual ele deve ser claro, objetivo e direto ao ponto. A pesquisa do Google sabe disso e valoriza os sites que buscam produzir títulos otimizados e alinhados às boas práticas da empresa.

Fonte: Google