Busca do Google vai ajudar você a encontrar vagas de emprego home office

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Junho de 2021 às 12h05
PhotoMIX Company/Pexels

Além das trágicas perdas de vidas, a pandemia da COVID-19 também trouxe um grave efeito colateral para a economia: o desemprego. Muitas empresas fecharam postos de trabalho e outras precisaram mudar suas metodologias para se adaptar aos novos tempos. Uma das principais atitudes foi a adoção do home office para preservar a saúde das pessoas.

A busca orgânica do Google agora começou a mostrar vagas de emprego que possibilitem jornadas de trabalho remotas. O objetivo é ajudar na recolocação profissional e facilitar a conexão entre quem oferece e quem busca um emprego.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Algoritmo das buscas ajuda a encontrar vagas para trabalho remoto (Imagem: Divulgação/Google Brasil)

De acordo com dados do buscador, o interesse por trabalho remoto está no nível mais elevado desde fevereiro de 2018. As consultas por “trabalho em casa”, “trabalho de casa” e “emprego em casa”, por exemplo, aumentaram 20% nos últimos 12 meses. A verdade é que muita gente sequer sabe onde encontrar esse tipo de oportunidade, razão pela qual recorrem aos mecanismos de busca.

A partir de agora, quando a pessoa pesquisar por termos relacionados a emprego no Google, haverá um filtro chamado “trabalhar de casa” para facilitar a localização. Os resultados devem trazer oportunidades de home office, trabalho de casa ou trabalho remoto nos mais diversos setores econômicos.

Critérios e recursos para empregos

Segundo a Gigante da Web, os resultados exibidos terão avaliações e análises feitas por outras pessoas, o que ajudará a saber mais sobre a confiabilidade da vaga. Se tem muitas estrelinhas e comentários positivos, talvez esse seja um local adequado para recomeçar sua jornada laboral.

Haverá também filtros para organização por data de publicação e por área do conhecimento (vendas, TI, administração, direito, redação etc.). Outra opção é a marcação de alertas, assim dá para saber em primeira mão toda vez que uma nova vaga relacionada por divulgada. Além disso, o mecanismo do Google também permitirá salvar as oportunidades favoritas e retornar o processo seletivo de onde parou. Uma opção chamada “Salvas” vai mostrar tudo que foi reservado por você.

Já conhecia essa novidade da busca do Google? Experimente e volte aqui para contar como foi a sua experiência.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.