Publicidade

Google atualiza resultados da busca para entregar títulos mais informativos

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Reprodução/Sitechecker
Reprodução/Sitechecker
Tudo sobre Google

O Google fez um novo ajuste no seu mecanismo de buscas para entregar melhores títulos como resultados ao usuário. Desde a semana passada, a empresa afirma ter criado um sistema de geração aprimorado e automatizado para páginas descreverem com mais precisão o conteúdo do site.

É comum o buscador mudar automaticamente o título de uma página quando ele é longo demais ou quando o domínio está vinculado a um documento em PDF ou DOC, por exemplo — neste último caso, em vez do nome da página, a busca pode renomear a chamada com a nomenclatura do arquivo.

Veja o comparativo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com a atualização, o Google passa a usar apenas a "parte mais relevante" e omite as demais se o título for maior que o permitido. Antes, o sistema considerava somente o início da frase e escondia o restante, mas isso não era suficiente para detalhar o conteúdo em determinadas situações.

O mesmo vale para documentos hospedados e exibidos como resultado na busca: em vez do nome do arquivo, o sistema agora busca a informação relevante dentro dele. Isso deve evitar a confusão das pessoas e uma possível indução ao erro, ao permitir que sites falsos se passem por verdadeiros.

Títulos mais apropriados

Via de regra, os proprietários devem criar páginas usando uma tag HTML H1 para definir o título, mas isso nem sempre ocorre. Neste caso, a busca vai recorrer a outros mecanismos que permitam a identificação daquele conteúdo.

Caso o título não seja devidamente explicativo — com o uso de expressões genéricas como "Home" ou "Carrinho de Compras", por exemplo — a busca poderá utilizar outro texto contido na página para intitular a página de modo mais informativo.

A gigante explica que realizou testes e este novo formato foi o preferido por quem pesquisa. De todas as maneiras que o Google gera títulos, o conteúdo das tags de título HTML ainda é de longe o mais exibido, em mais de 80% das vezes.

Continua após a publicidade

Mudança deve afetar pouco quem já faz o "feijão com arroz"

Quem já produz conteúdo com técnicas de SEO, o que inclui títulos bem-produzidos, curtos e com palavra-chave, possivelmente não deve notar muita diferença. Mesmo assim, a empresa promete lançar em breve orientações atualizadas para os criadores de sites ajustarem suas criações ao novo padrão.

Mais importante do que a descrição, os títulos são o primeiro chamariz do usuário para uma página, razão pela qual ele deve ser claro, objetivo e direto ao ponto. A pesquisa do Google sabe disso e valoriza os sites que buscam produzir títulos otimizados e alinhados às boas práticas da empresa.

Fonte: Google