Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fundação Linux propões criação de metaverso em código aberto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Janeiro de 2023 às 17h21

Link copiado!

Reprodução/OMF
Reprodução/OMF

A Linux Foundation anunciou planos para construir um metaverso próprio em código aberto, seguindo os princípios do sistema operacional livre. Conforme a fundação, o projeto é "tão impactante quanto a World Wide Web" e teria o apoio de empresas e desenvolvedores para alcançar o sucesso.

A iniciativa é chamada Open Metaverse Foundation (OMF), composta por pequenos grupos para tratar das várias nuances do projeto. Cada equipe ficará responsável por um "pedaço" do metaverso, como transações, criação de mundos, design visual, estrutura de redes, segurança digital e privacidade, questões legais, políticas de funcionamento e outros aspectos.

Continua após a publicidade

A OMF é fruto da reunião de várias comunidades e organizações defensoras do código aberto, tais como ChainHub Foundation, OpenSDV e Veriken. A ideia é que cada uma traga experiências, conhecimentos e propostas para construir o mundo digital persistente.

O licenciamento e a governança na OMF seguirão as práticas já adotadas pela Linux Foundation. As contribuições serão licenciadas sob Apache 2.0 e MIT, permitindo que qualquer pessoa use, modifique, estenda e distribua o código-fonte sem quaisquer taxas ou obrigações comerciais.

Metaverso Linux

Embora seja um projeto ambicioso, tudo ainda está na fase da teoria e deve levar algum tempo para sair do papel. “Ainda estamos nos primeiros dias da visão de um Metaverso aberto e reconhecemos que muitas comunidades e fundações de código aberto estão trabalhando em peças vitais desse quebra-cabeça iterativo”, explicou o diretor-executivo da OMF, Royal O'Brien, em nota publicada no site oficial.

Continua após a publicidade

Criar um metaverso nos moldes do Linux vai exigir muito empenho dos desenvolvedores, principalmente porque ainda não existe um conceito propriamente dito. Várias empresas trabalham em projetos próprios, sendo a proposta da Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) a mais badalada.

Que a comunidade do Linux é extremamente comprometida com resultados, isso ninguém tem dúvidas. Porém, com o inverno cripto e a queda dos NFTs, a procura pelos metaversos parece ter esfriado. Resta saber como a versão open source vai funcionar: quais serão suas aplicabilidades, se será possível lucrar com ele e, principalmente, se as pessoas estarão dispostas a se aventurar nesse universo digital.