Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook pede desculpas pelos erros de moderação em postagens denunciadas

Por| 29 de Dezembro de 2017 às 14h24

Link copiado!

Facebook pede desculpas pelos erros de moderação em postagens denunciadas
Facebook pede desculpas pelos erros de moderação em postagens denunciadas
Tudo sobre Facebook

Discursos de ódio e assédio a usuários de internet hoje em dia, infelizmente, se tornaram uma espécie de ocorrência rotineira em muitas redes sociais e plataformas de bate-papo. No Facebook especificamente, que conta até o presente momento com cerca de 2 bilhões de membros cadastrados — um número que provavelmente continuará em crescimento —, o trabalho de policiar conteúdos ofensivos se prova uma tarefa cada vez mais desafiadora.

A equipe de moderadores de conteúdo da rede de Mark Zuckerberg conta com 7.500 pessoas até então, e juntamente com os famigerados algoritmos do site, o grupo tem a responsabilidade de analisar incontáveis publicações denunciadas como inapropriadas, com conteúdos que variam desde terrorismo a abuso infantil. Estas exposições nem sempre parecem adequadas, porém, em suma por conta das orientações e políticas ambíguas do Facebook.

Graças a isso, a organização sem fins lucrativos ProPublica entrou em contato com os responsáveis pela moderação e controle de conteúdo impróprio, quando uma de suas leitoras denunciou uma imagem que continha um comentário desrespeitoso aos muçulmanos, e a rede social nada fez a respeito, classificando a publicação como aceitável. Todavia, de maneira contraditória, um comentário desta mesma foto, extremamente agressivo e violento, foi reportado muitas vezes por diversos usuários, sendo posteriormente excluído.

Intrigada com este ocorrido, a ProPublica enviou uma coleção de 49 publicações contendo discursos de ódio ao Facebook. Em resposta à organização, a rede social admitiu que os revisores cometeram erros em 22 dos casos, e em outros 6, os usuários foram responsabilizados por “não denunciarem as publicações corretamente”. 2 não tinham informações suficientes para prosseguir com a análise, e as últimas 19 ocorrências foram defendidas pela empresa. Todas as postagens abordavam sexismo, racismo e preconceito religioso.

Continua após a publicidade

Em resposta à organização, o vice-presidente do Facebook Justin Osofsky, comenta que por semana, cerca de 66 mil publicações são relatadas como material sensível, e que a companhia lamenta pelos erros cometidos. Por fim, o executivo ainda sugeriu que as coisas devem melhorar, e revelou que a rede social irá aumentar sua equipe de proteção e de segurança, contratando 20 mil pessoas em 2018 para, assim, trazer mais conforto e bons ares à comunidade.

Ao longo deste ano, a rede social também vem trazendo novos recursos a seus usuários para combater este tipo de conteúdo impróprio. Em abril, por exemplo, o Facebook lançou uma ferramenta que evita postagem de fotos íntimas sem permissão, e neste mês aplicou um serviço que silencia amigos por 30 dias na plataforma, de forma a diminuir contato com comentários tóxicos e ignorar assediadores.

Fonte: ProPublica