Ex-funcionários do Google criam buscador que não vende dados do usuário
Por Wagner Wakka • Editado por Jones Oliveira |
Ex-funcionários do Google estão se unindo para criar um mecanismo de buscas que não vende informações dos usuários para publicidade e terceiros. A plataforma se chama Neeva e promete um grande foco em proteção e privacidade do usuário.
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O projeto é encabeçado por Sridhar Ramaswamy, que trabalhou por 15 anos no Google e foi o responsável direto pela venda de informações para empresas e publicidade no buscador; e Vivek Raghunathan, que trabalhou como vice-presidente de monetização do YouTube.
Além da segurança e privacidade, o Neeva tem um modelo de negócios completamente diferente do Google. Enquanto o buscador e concorrentes como DuckDuckGo, Bing e outras ferramentas do tipo são gratuitas, o Neeva será pago, com um custo entre US$ 5 e US$10 por mês. Ou melhor, entre R$ 27 e R$ 55 aqui no Brasil na conversão atual.
Com isso, os desenvolvedores garantem que têm investimento suficiente para não terem de vender informações dos usuários para manutenção de seus negócios. Além disso, o Neeva já recebeu aporte de US$ 40 milhões de investimentos de companhias como a Sequoia Capital e Greylock para manter o desenvolvimento inicial do projeto.
Isso significa que o Neeva não tem acesso nenhum dado de quem faz as buscas? Não é bem assim. Segundo a empresa, há coleta de informações como endereço de e-mail, número de telefone, localização entre outras. A diferença é que isso só é usado internamente.
O objetivo da coleta de dados aqui é refinar os mecanismos de busca da plataforma, sem que as informações sejam passadas a terceiros. De acordo com Ramaswamy e Raghunathan, os dados também são apagados 90 dias após coletados (o Google também faz isso, mas após 18 meses).
O sistema ainda não está no ar, mas já aceita inscrições de interessados a serem os primeiros a aderirem ao buscador.
Fonte: Neeva