Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Wordle e como jogar o game que é a sensação do momento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2022 às 13h17

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Wordle é um game de adivinhação de palavras que tomou o feed do Twitter nos últimos dias e se tornou uma febre na internet. Se você já viu blocos verdes e amarelos na linha do tempo do seu perfil é porque provavelmente os seus amigos já entraram na onda do jogo.

Por rodar no navegador, o Wordle não precisa baixar nenhum programa e funciona em quase todos os tipos de computadores, inclusive os mais modestos. O nome da brincadeira vem do termo Word, que significa "palavra" em inglês, e funciona de forma bem parecida com o jogo da forca brasileiro, portanto a maioria das pessoas provavelmente está familiarizada com o estilo.

Continua após a publicidade

Como jogar Wordle?

Para iniciar o game é só visitar o site oficial e começar a brincar. Você precisa adivinhar a Wordle do dia em apenas seis tentativas. Após cada palpite, a cor dos espaços mudará para mostrar o quão próximo (ou não) o seu palpite estava da palavra escolhida.

Regras do Wordle

  • Se você acertar a letra correta no lugar adequado, o quadrinho será pintado de verde.
  • Se acertar a letra, mas na posição errada, o quadrinho será pintado de amarelo.
  • Caso a letra não esteja na palavra do dia, o quadrinho ficará cinza.
Continua após a publicidade

Como você só tem seis chances, é preciso mandar bem na escolha para não desperdiçar a oportunidade de acertar a "wordle" correta. Quem adivinhar a palavra ou esgotar todas as tentativas, verá o resultado correto e poderá compartilhar seu desempenho nas redes sociais. Há também uma opção para ver as estatísticas do dia e saber como os outros jogadores se saíram no game.

Por que o Wordle é tão popular?

É difícil dizer com certeza porque esse jogo tão simples se tornou algo viral, mas dá para estabelecer algumas hipóteses. A primeira possibilidade é justamente a simplicidade dele: é fácil de jogar, não ocupa memória, roda em PCs ou celulares.

Continua após a publicidade

Outro fator é a rapidez com o qual pode ser concluído e facilidade de compartilhar os resultados com os amigos, o que estimula a disputa. Além disso, as regras são simples para que a maioria das pessoas consiga entender para iniciar a jogatina em questão de segundos.

Jogadores de todos os países podem compartilhar resultados e comparar se o desempenho foi melhor ou pior naquele dia. Outros players mundo afora também podem criar competições via redes sociais para estimular a brincadeira.

De onde surgiu o Wordle?

O criador do game foi o engenheiro de software Josh Wardle, ex-funcionário do Reddit, que decidiu fazer uma brincadeira com o seu nome. Ele já havia criado outros experimentos sociais, como o Place, lançado no Dia da Mentira em 2017. O game foi criado junto com seu parceiro, Palak Shah, para passar o tempo brincando juntos durante a pandemia.

Continua após a publicidade

Após divulgar o game em um grupo de familiares no WhatsApp — e fazer muito sucesso —, o desenvolvedor decidiu revelar a criação ao mundo em outubro de 2021. Na visão de Wardle, como o título só pode ser jogado uma vez por dia, as pessoas não enjoam tão fácil e ficam ansiosas para brincar novamente.

O único ponto negativo do jogo atualmente é que as palavras são todas em inglês, logo, se você não conhece muito bem os termos estrangeiros, poderá ter dificuldade para brincar. Mas, com o sucesso crescente do título, já começaram a surgir versões derivadas em português, como é o caso do Termo.

Termo, o Wordle em português

Continua após a publicidade

Quem não manja muito de inglês pode brincar na versão em português do Wordle: o Termo. O visual é muito parecido com o site original e as regras são exatamente as mesmas:

  • São 6 tentativas para tentar acertar a palavra;
  • Se acertar a letra na posição certa, o quadrinho ficará verde;
  • Se acertar a letra, mas fora do local adequado, ficará amarelo;
  • Caso a vogal ou consoante não estejam na palavra do dia, então o quadrinho será pintado de preto e a letra ficará cinza.

Como no Brasil há muitas palavras com acentuação, o game precisou fazer essa modificação para funcionar por aqui. Todos os acentos (agudo, circunflexo e til) serão inseridos automaticamente nas palavras que os utilizam, por isso o usuário não precisa se preocupar.

Continua após a publicidade

Embora seja uma cópia quase idêntica do Wordle, o Termo foi criado pelo desenvolvedor brasileiro Fernando Serboncini, chefe de tecnologia do Google e desenvolvedor independente de games. Por ser algo recente, Fernando ainda está fazendo alguns ajustes para melhorar a parte de compartilhamento dos resultados e correção de incompatibilidades com navegadores, mas o game está plenamente jogável.

Fonte: Wordle, Fernando Serboncini, Termo