Publicidade

5G da Ericsson baixa vídeo 4K de 60 minutos em apenas 14 segundos

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 07h30

Link copiado!

5G da Ericsson baixa vídeo 4K de 60 minutos em apenas 14 segundos
5G da Ericsson baixa vídeo 4K de 60 minutos em apenas 14 segundos
Tudo sobre Ericsson

No início desta semana, a Ericsson anunciou que seu hardware com conectividade 5G poderá transferir uma hora completa de vídeo em 4K em apenas 14 segundos. Segundo engenheiros da Ericsson na Suécia, a velocidade de download chegou a impressionantes 4,3 Gbps, superando os 3,67 Gbps alcançados pela Huawei em 2019. Além disso, os componentes 5G apresentaram um pico de velocidade de 7,5 Gbps.

O teste foi realizado usando um smartphone baseado no modem e sistema RF Snapdragon X55 5G da Qualcomm, anunciado em dezembro de 2019, que se conectam ao portfólio Ericsson Radio System Street Macro.

Conforme o site Venture Beat observou, mesmo com a Ericsson batendo a Huawei em velocidade de download, a comparação não é feita de igual para igual. A empresa sueca alcançou o recorde ao agregar bandas de frequência de onda de oito milímetros, também conhecidas como 8CC ou portadoras de oito componentes, com um total de 800Mhz de espectro.

Continua após a publicidade

A Huawei, por sua vez, alcançou tais números usando 100Mhz de espectro de banda C, em uma rede 5G, em Zurique, na Suíça. Ou seja, a escolha de uma menor quantidade e espectro de banda média, selecionada pela Huawei, está ao alcance de muito mais operadoras ao redor do mundo, diferente dos 800Mhz, selecionados pela Ericsson, que poucas operadoras possuem.

Resumindo, o recorde da Ericsson será mais difícil de alcançar no mundo real, mas a empresa está otimista que a velocidade de 4,3 Gbps é mais uma prova da capacidade da tecnologia 5G substituir a fibra, pois as ondas milimétricas avançaram de 1 Gbps para 4 Gbps em tão pouco tempo, quadruplicando as principais velocidades de banda larga oferecidas pela maioria dos provedores de cabo.

A companhia chama atenção para o benefício que os aplicativos de streaming, como Netflix e Prime Video, jogos multiplayer e realidade mista terão com os avanços na velocidade.

Continua após a publicidade

E aí, você está ansioso pela chegada do 5G no Brasil?

Fonte: Venture Beat