Siga essas dicas para descobrir se uma foto é fake
Nem só de textos vivem as fake news, mas também de imagens e até de vídeos, com o crescimento das famosas deep fakes. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para identificar uma foto fake de modo a manter-se sempre informado. Confira quais são elas logo a seguir.
Procure por defeitos de edição na foto
Por melhor que uma edição seja, ela sempre acaba deixando sinais, como fundos tortos, bordas irregulares, cores que não combinam, tamanhos de partes da foto diferentes ou até elementos que não se encaixam com o resto do ambiente, como membros faltando ou tortos, pescoço, pernas ou braço excessivamente longos, ou ângulos estranhos entre pessoas e objetos presentes no cenário.

Procure pela imagem no Google
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma suposta foto fake, é possível fazer uma busca pela fonte da imagem e também encontrar outras visualmente semelhantes. A busca também pode ser feita diretamente pelo site, clicando no botão de câmera na barra de buscas e fazendo o upload do arquivo.
Fazendo isso, você poderá ver todos os sites e veículos de comunicação que postaram o conteúdo e se existe alguma versão sem edição.

Encontre edições com softwares especializados
É possível também encontrar resquícios de edições na suposta foto fake usando ferramentas específicas para a função, que podem ajudar a identificar alterações. Uma delas é o Photoscape, que permite aumentar ou diminuir o brilho, a exposição e o contraste da foto, revelando assim cortes inapropriados ou uma possível sobreposição de imagens. Qualquer outro software de edição pode ser usado para a função, desde os mais complexos até os mais simples, como o do Instagram ou o que vem com a galeria de fotos de seu próprio smartphone.

Verifique o local e a data da foto
Dependendo da imagem, é possível saber se ela se trata de uma foto fake identificando o local e a data de sua publicação e comparando com informações conhecidas sobre o lugar ou eventos que ocorreram no mesmo dia. Fatores que podem ajudar a identificar um local são placas, anúncios, construções e principalmente a paisagem, que pode ser comparada até com imagens do Google Maps (desde que elas sejam recentes).

Extraia os dados da suposta foto fake
Por fim, vale verificar diretamente os dados da provável foto fake, como o ISO, velocidade do obturador da câmera, zoom, data, local e até os softwares de edição que realizaram alterações na imagem. Alguns sites como o ExifData e o Metapicz podem fazer isso gratuitamente.

Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.