Correios começam a vender certificados digitais e-CPF e e-CNPJ
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

Os Correios iniciaram nesta semana e vender certificados digitais e-CPF e e-CNPJ na nuvem para facilitar a validação de identidade em sistemas e aplicações online através do aplicativo Safe ID no celular ou pelo computador.
- Como fazer um certificado digital | Guia Prático
- Como transformar sua loja em Ponto de Coleta dos Correios
Nessa nova modalidade, o certificado para pessoas físicas sai por R$ 149, enquanto a opção para pessojas jurídicas pode ser obtida por R$ 210 — ambos com validade de 12 meses.
Certificados digitais dos Correios
Os certificados digitais dos Correios são uma ferramenta de identidade no ambiente virtual que permite a assinatura digital de arquivos e a realização segura de transferências eletrônicas.
Esse documento serve como prova de identidade e presunção legal de veracidade sobre o titular e dá garantias de autenticidade, integridade, validação jurídica e concessão de acesso a serviços online.
Os certificados digitais adquiridos através do Portal Correios podem ser do tipo A1 ou A3. A principal diferença entre eles é a forma de armazenamento: os do tipo A1 são emitidos e armazenados no computador do titular, com proteção por senha; já os A3 são salvos em outros formatos, como token, cartão smartcard ou na nuvem.
Ao optar pela modalidade A3 na nuvem, os clientes podem agendar a validação de identidade por atendimento presencial em uma agência dos Correios ou videoconferência, com a conferência de documentos comprobatórios.
O documento é emitido e armazenado na nuvem após essa validação. Os e-CPF e e-CNPJ podem então ser utilizados através do Safe ID no celular ou em qualquer computador.
Para saber mais sobre a utilidade desse documento, confira como surgiu e o que é o certificado digital e qual a diferença em relação à assinatura digital.