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Como transformar sua loja em Ponto de Coleta dos Correios

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2023 às 22h00

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Divulgação/Correios
Divulgação/Correios

O programa de Ponto de Coleta dos Correios permite retirar pacotes em lojas credenciadas pela estatal de distribuição e logística. Além disso, os estabelecimentos comerciais cadastrados recebem uma comissão de R$ 1,10 por encomenda buscada no local.

Isso é uma alternativa para consumidores que residem longe de uma agência dos Correios ou fora da área de cobertura para entregas. O serviço está disponível no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como funciona o Ponto de Coleta dos Correios

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O Ponto de Coleta é um estabelecimento autorizado a retirar e captar entregas dos Correios. Os profissionais locais recebem treinamento para usar o sistema e a estatal paga uma taxa de R$ 1,10 a cada pacote captado.

Dessa forma, a loja serve como um local para retirar uma entrega e também para um cliente deixar um pacote para a captação de um funcionário dos Correios, sem a necessidade de se locomover a uma agência.

Existem três requisitos principais para inscrever uma loja no serviço:

  • Estar em uma das regiões de interesse dos Correios;
  • Possuir um espaço físico para guardar os pacotes;
  • Ter um celular com acesso à internet e a uma impressora.
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O contrato de credenciamento tem duração de 60 meses e a inscrição é feita a partir de um formulário pela internet. Só é possível aceitar encomendas com destino nacional e pacotes em que a soma de todas as dimensões não ultrapasse 200 cm.

Para descobrir se a sua loja está localizada numa área de interesse dos Correios, acesse o site do serviço em correios.com.br.

Como se credenciar como Ponto de Coleta dos Correios

Primeiramente, você precisa acessar o link do formulário referente ao estado em que reside:

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  • Distrito Federal (Web);
  • Minas Gerais (Web);
  • São Paulo (Web);
  • Rio de Janeiro (Web).

Depois, siga estes passos:

  1. Preencha o formulário com nome, CNPJ, CEP, endereço, e-mail e número de telefone;
  2. Confirme o aceite dos termos;
  3. Clique em “Enviar”.
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Após o envio do formulário, a equipe dos Correios solicita alguns documentos sobre a empresa. Essas informações são enviadas para análise antes do envio do contrato de credenciamento, mas não há um prazo de resposta.

Você também pode aproveitar para conferir as diferenças entre PAC e Sedex, dois serviços populares de entregas dos Correios.