Como vender pelas redes sociais com link de pagamento
Por Bruno De Blasi |

O link de pagamento é uma alternativa para vender produtos e serviços pelas redes sociais. A opção é oferecida por instituições financeiras, e garante transações através de cartão de crédito à vista ou parcelado, com simplicidade e segurança.
- Como fazer pagamento por aproximação? Guia completo de cartões a celulares e Pix
- Pix Automático e Recorrente: veja as diferenças entre as formas de pagamento
A seguir, confira:
- Como vender com um link de pagamento
- Quais são as vantagens e desvantagens do link?
- É preciso ter um CNPJ para gerar um link?
Como vender com um link de pagamento
Para vender através de um link de pagamento, onde o cliente consegue fazer transações com cartões de crédito e outras modalidades, é necessário realizar quatro etapas:
1. Escolha uma plataforma
Há diversas instituições financeiras que oferecem a opção para criar links de pagamento através de seus aplicativos. Entre elas, há a Cielo, InfinitePay, Mercado Pago, Nubank, PagBank, PicPay, Rede e SumUp.
Cada instituição, no entanto, oferece taxas diferentes. No geral, pagamentos no cartão de crédito têm as maiores tarifas, que podem ser reduzidas ao optar pelo recebimento nas semanas seguintes ou com o pagamento à vista.
Portanto, antes de utilizar o serviço, verifique qual empresa oferece as melhores condições para o seu negócio.
2. Crie o link
Depois de escolher a sua plataforma, acesse-a pelo celular, computador ou tablet, e entre na opção para criar um link de pagamento. Esse processo varia de instituição para instituição, mas, geralmente, é oferecido através de menus chamados "Receber", "Vendas" ou "Cobrança".
Ao criar o link, certifique-se de colocar o valor correto da transação e de adicionar uma boa descrição do produto ou serviço para que o cliente consiga identificar a compra posteriormente.
3. Compartilhe o link
Criou o link? Agora copie-o e envie por WhatsApp, e-mail, redes sociais ou qualquer outro canal de comunicação que você tenha com seus clientes. Neste momento, vale explicar como o processo funciona, a fim de evitar dúvidas e falhas ao fazer o pagamento.
4. Finalização da compra
Agora é só aguardar o cliente fazer o pagamento através do link. Neste momento, as plataformas oferecem não apenas as informações do produto ou serviço, como mostra as modalidades disponíveis e as condições de cada uma.
Ao finalizar a transação, você receberá um aviso em seu e-mail ou aplicativo da instituição financeira para informar que a compra foi feita.
Quais são as vantagens e desvantagens do link?
O link de pagamento garante simplicidade, pois não é preciso montar um site de e-commerce ou maquininha de cartão para vender. Esta opção é indicada, principalmente, para pequenos empreendedores que ofertam seus produtos e serviços via redes sociais, por exemplo.
As transações são, ainda, processadas em plataformas seguras com sistemas de prevenção de fraudes, com opções para pagar no cartão de crédito, Pix ou boleto.
No entanto, não são todas as instituições que oferecem a opção para fazer transações com cartão de débito. Ao mesmo tempo, as tarifas podem não ser convidativas em alguns casos, tornando outros meios mais viáveis em algumas situações.
Além disso, em alguns casos, tarifas são aplicadas para pagamentos via Pix, enquanto é possível receber a transferências sem custo e imediatamente ao gerar um QR Code ou código do Pix Cópia e Cola.
É preciso ter um CNPJ para gerar um link?
Não. Algumas instituições financeiras oferecem os links de pagamentos para pessoas físicas. Assim, caso queira vender o seu celular, computador, videogame e demais itens pessoais, é possível utilizar o recurso para oferecer transações parceladas e sem se restringir ao Pix.
Leia mais:
- Pix ou WhatsApp Pay? Veja o que muda entre as formas de pagamento
- Como mudar formas de pagamento na Carteira do Google
- 5 dicas essenciais para impulsionar suas vendas nas redes sociais
VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?