Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o Reclame Aqui e registrar uma reclamação

Por| Editado por Bruno Salutes | 02 de Agosto de 2021 às 15h40

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/ Samsung Memory/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Samsung Memory/Unsplash)

O Reclame Aqui é um site que reúne reclamações de consumidores sobre empresas que atuam no Brasil. O serviço, que é inteiramente gratuito, serve quase como “mediador” de conflitos, já que viabiliza a comunicação entre as partes. A sua função, contudo, não para por aí. 

Ao longo dos anos, o site criou uma espécie de reputação para as empresas com base nas respostas às reclamações publicadas. Assim, a partir desse parâmetro, usuários podem verificar o nível de confiabilidade de uma companhia antes mesmo de comprar um produto ou contratar seus serviços. 

No tutorial a seguir, utilizamos o navegador do celular. No entanto, o acesso também pode ser feito pelo computador. Nesse caso, é possível acessar outras duas funcionalidades: uma ferramenta que compara empresas com base no comportamento registrado pelo site e um ranking com as melhores e piores companhias do Reclame Aqui.

Continua após a publicidade

Infelizmente, o serviço ainda não possui aplicativo próprio. Veja, a seguir, como usar o Reclame Aqui para analisar empresas ou publicar suas queixas.

Como usar o Reclame Aqui

Passo 1: acesse o site pelo navegador do celular ou do computador e, na página inicial, use o campo de busca para pesquisar uma empresa;

Continua após a publicidade

Passo 2: em seguida, você verá a página da empresa. Na barra de navegação, é possível obter mais informações. Em "Início", é mostrada a reputação e nota da empresa, que se baseia na quantidade de reclamações respondidas, o índice de solução, nota e avaliação do consumidor;

Passo 3: em "Reclamações", estão concentradas todas as queixas publicadas pelos usuários do Reclame Aqui;

Continua após a publicidade

Passo 4: na aba "Sobre", você encontra informações básicas da empresa, como site e número de contato;

Passo 5: por fim, ao clicar em "Principais Problemas", serão exibidas as principais queixas dos consumidores, as categorias mais presentes nas reclamações, dentre outras informações.

Continua após a publicidade

Como fazer uma reclamação no site?

Passo 1: na página inicial da empresa, toque no botão “Reclamar”;

Passo 2: agora, faça login na sua conta do Reclame Aqui. Caso não tenha uma conta, clique na opção “Cadastre-se aqui”, localizada ao final da tela;

Continua após a publicidade

Passo 3: escolha, entre as sugestões do Reclame Aqui, a natureza do problema. Em seguida, selecione o motivo da queixa e clique em "Continuar";

Passo 4: feito isso, crie um título para a sua queixa e, na seção “Conte a sua história”, explique o problema. Em seguida, informe um número de contato e toque em “Continuar”;

Continua após a publicidade

Passo 5: caso queira, adicione imagens relacionadas à sua reclamação. Se não tiver registros fotográficos, avance com o botão “Continuar sem anexo”;

Passo 6: na próxima etapa, selecione uma categoria para a sua queixa, o tipo de produto ou serviço e especifique o problema;

Continua após a publicidade

Passo 7: por fim, toque em “Enviar reclamação”;

Passo 8: para ver a sua solicitação, clique no botão “Acessar minha reclamação” — o que também pode ser feito depois através dos registros da sua conta.

Continua após a publicidade

Pronto! Agora você sabe como usar o Reclame Aqui.