Como usar o Reclame Aqui e registrar uma reclamação

Como usar o Reclame Aqui e registrar uma reclamação

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 02 de Agosto de 2021 às 15h40
(Imagem: Reprodução/ Samsung Memory/Unsplash)

O Reclame Aqui é um site que reúne reclamações de consumidores sobre empresas que atuam no Brasil. O serviço, que é inteiramente gratuito, serve quase como “mediador” de conflitos, já que viabiliza a comunicação entre as partes. A sua função, contudo, não para por aí. 

Ao longo dos anos, o site criou uma espécie de reputação para as empresas com base nas respostas às reclamações publicadas. Assim, a partir desse parâmetro, usuários podem verificar o nível de confiabilidade de uma companhia antes mesmo de comprar um produto ou contratar seus serviços. 

No tutorial a seguir, utilizamos o navegador do celular. No entanto, o acesso também pode ser feito pelo computador. Nesse caso, é possível acessar outras duas funcionalidades: uma ferramenta que compara empresas com base no comportamento registrado pelo site e um ranking com as melhores e piores companhias do Reclame Aqui.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Infelizmente, o serviço ainda não possui aplicativo próprio. Veja, a seguir, como usar o Reclame Aqui para analisar empresas ou publicar suas queixas.

Como usar o Reclame Aqui

Passo 1: acesse o site pelo navegador do celular ou do computador e, na página inicial, use o campo de busca para pesquisar uma empresa;

Também é possível acessar o serviço pelo computador. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, você verá a página da empresa. Na barra de navegação, é possível obter mais informações. Em "Início", é mostrada a reputação e nota da empresa, que se baseia na quantidade de reclamações respondidas, o índice de solução, nota e avaliação do consumidor;

O Reclame Aqui atribui uma nota para cada empresa. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: em "Reclamações", estão concentradas todas as queixas publicadas pelos usuários do Reclame Aqui;

É possível visualizar as reclamações registradas no site. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: na aba "Sobre", você encontra informações básicas da empresa, como site e número de contato;

Em "Sobre", estão dispostas informações básicas sobre a loja. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: por fim, ao clicar em "Principais Problemas", serão exibidas as principais queixas dos consumidores, as categorias mais presentes nas reclamações, dentre outras informações.

Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, você pode verificar a avaliação do Reclame Aqui e problemas mais frequentes. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Como fazer uma reclamação no site?

Passo 1: na página inicial da empresa, toque no botão “Reclamar”;

Em "Assistência Técnica", você acessa um serviço do próprio Reclame Aqui. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, faça login na sua conta do Reclame Aqui. Caso não tenha uma conta, clique na opção “Cadastre-se aqui”, localizada ao final da tela;

Somente é possível registrar uma reclamação se você estiver logado na sua conta. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: escolha, entre as sugestões do Reclame Aqui, a natureza do problema. Em seguida, selecione o motivo da queixa e clique em "Continuar";

Caracterize o seu problema. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: feito isso, crie um título para a sua queixa e, na seção “Conte a sua história”, explique o problema. Em seguida, informe um número de contato e toque em “Continuar”;

É importante colocar o máximo de detalhes que puder para aumentar as chances de ter o seu problema solucionado. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: caso queira, adicione imagens relacionadas à sua reclamação. Se não tiver registros fotográficos, avance com o botão “Continuar sem anexo”;

Você pode anexar arquivos nos formatos PNG, JPG e PDF. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 6: na próxima etapa, selecione uma categoria para a sua queixa, o tipo de produto ou serviço e especifique o problema;

Antes de enviar a reclamação, classifique-a. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 7: por fim, toque em “Enviar reclamação”;

Confirme a ação e prossiga. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 8: para ver a sua solicitação, clique no botão “Acessar minha reclamação” — o que também pode ser feito depois através dos registros da sua conta.

Caso queira, você pode compartilhar sua queixa nas redes sociais. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como usar o Reclame Aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.